Saúde

Gatos ajudam pacientes com transtornos mentais em projeto terapêutico

O contato com os animais diminui a frequência cardíaca, favorece a liberação de hormônios de bem-estar, deixando as pessoas mais tranquilas e com menos estresse.

No Rio de Janeiro, um projeto terapêutico com gatos está ajudando pacientes com transtornos mentais, o PATAA, desenvolvido no Instituto Nise da Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde, uma das unidades de saúde mental mais importantes do país. A médica, considerada pioneira no tratamento humanizado, era apaixonada pelos animais e foi a inspiração para a iniciativa.  

Gatos ajudam pacientes com transtornos mentais em projeto terapêutico

A psicóloga Valéria de Leoni, uma das coordenadoras e idealizadoras do projeto, explica o funcionamento.  

A enfermeira Olinda Menezes, também idealizadora e coordenadora do projeto, destaca os benefícios.  

“Diminui frequência cardíaca, favorece a liberação de hormônios de bem-estar. Isso tudo, você trazendo para o contexto da saúde mental, você vê que as pessoas ficam mais tranquilas, diminui o nível de estresse”.  

A iniciativa conta com cinco gatos e beneficia mensalmente de 200 a 300 pessoas.   

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 17/09/2023 12:00:12. Última edição: 17/09/2023 12:00:12

Tags: Gatos Projeto Terapêutico PATAA

Leia também:

Fake news sobre vacinas buscam gerar medo, dúvidas e lucro

Fake news sobre vacinas buscam gerar medo, dúvidas e lucro

Desde a pandemia de covid-19, foco dos grupos que disseminam desinformação tem sido as vacinas, o que impacta os esforços para elevar as coberturas do PNI.

Governo de SP veta projeto de prevenção ao HPV nas escolas

Governo de SP veta projeto de prevenção ao HPV nas escolas

A proposta determinava a criação de um Calendário Estadual de vacinação contra o HPV, o papilomavírus humano, que se iniciaria em março de cada ano. Existem mais de 100 tipos do HPV. 14 deles são cancerígenos sendo que dois tipos respondem por 70% dos casos de câncer do colo útero em todo o mundo. A imunização, que deve acontecer preferencialmente antes do início da vida sexual, é a melhor forma de prevenir a infecção.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi