Saúde

Gestantes e lactantes precisam de boa alimentação

Pesquisa da UNB aponta que 23% das grávidas têm anemia

A campanha Agosto Dourado deste ano reforça que o leite materno reúne todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Especialistas vêm destacando também a importante contribuição de uma boa nutrição para a saúde de mães e filhos, para grávidas e para quem está amamentando.

Gestantes e lactantes precisam de boa alimentação

Uma pesquisa da Universidade de Brasília apontou que a taxa de anemia entre as grávidas brasileiras está em 23%. A Universidade Federal Fluminense criou um Ambulatório Nutricional e Integrativo para prestar apoio a esse público, tanto no período da gestação quanto na lactação. 

A professora da UFF, Daniele Ferreira, responsável pelo projeto, afirma que, durante a gravidez e a lactação, há um aumento da demanda tanto de energia quanto de proteínas. E que mudanças hormonais aumentam o volume sanguíneo, o que pode causar a diluição dos nutrientes no sangue. Por isso é comum casos de anemia em gestantes.  

A especialista reforça que o acompanhamento nutricional é fundamental nessas duas fases para fazer um planejamento alimentar e avaliar a necessidade de uso de suplementos. Mulheres com baixo peso ou excesso, segundo Daniele Ferreira, devem receber atenção especial, pois essas condições podem afetar a saúde do bebê no presente e no futuro.  

A professora Daniele Ferreira ainda destaca que manter a boa nutrição também é fundamental na amamentação para reforçar a qualidade do leite materno.  

O atendimento do Ambulatório Nutricional e Integrativo à Maternidade da UFF é gratuito para gestantes e lactantes. As pacientes contam com planejamento alimentar individualizado, voltado a seu estilo de vida, com suplementação nutricional, se necessário.

O ambulatório também orienta sobre todo o processo de amamentação, com informações seguras para que as mães mantenham o aleitamento materno durante o maior tempo possível e também para o processo de desmame gradual. 

O atendimento pode ser feito online ou presencialmente, com agendamento pelo link: minhaagendavirtual.com.br/animauff 

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 16/08/2023 23:00:06. Última edição: 16/08/2023 23:00:06

Tags: Agosto Dourado Gestação Lactantes

Leia também:

COVID: UFRJ volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados

COVID: UFRJ volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados

No mundo, cerca de um milhão e meio de novos casos da doença foram registrados entre 10 de julho e 6 de agosto, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Fiocruz propõe revisão da política de plantas medicinais

Fiocruz propõe revisão da política de plantas medicinais

Fundação elaborou uma série de proposições para rever a política, criada em junho de 2006, para garantir acesso seguro a esse tipo de planta e promover o uso sustentável da biodiversidade.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi