Saúde

Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no país

Sociedade Brasileira do Glaucoma alerta que cerca de 70% das pessoas que têm glaucoma, não sabem que convivem com a doença.

Doença silenciosa, o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível e pode afetar mais de dois milhões de brasileiros acima de 40 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira do Glaucoma.

O alerta é que cerca de 70% das pessoas que têm glaucoma, não sabem que convivem com a doença. Pessoas com histórico familiar de casos, pessoas negras e afrodescendentes, diabéticos, hipertensos, pessoas com miopia e usuários de remédios à base de corticoides são mais propensos ao problema ocular.

Por isso, o dia doze de março - Dia internacional do Glaucoma foi escolhido para nos lembrar da doença, caracterizada por aumento na pressão intraocular que danifica o nervo óptico e que causa uma perda periférica gradativa até a cegueira total.

O problema é que a doença não tem sintomas claros, o que dificulta o tratamento precoce, fundamental para evitar a perda da visão. 

O presidente da Sociedade Brasileira do Glaucoma, Roberto Galvão Filho, conta que, apesar da doença não ter cura, há tratamento.

A empresária Jaqueline Branco, de 60 anos, descobriu que tinha glaucoma aos 30 anos de idade. Após o tratamento, ela conta que a doença não atrapalha em nada o seu dia a dia. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a melhor maneira de prevenir o agravamento da doença é realizando consultas oftalmológicas anualmente, principalmente as pessoas de alto risco.

*Com produção de Dayane Victor e supervisão de Nádia Faggiani. 

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 12/03/2023 09:20:03. Última edição: 12/03/2023 09:20:03

Tags: Glaucoma Olhos Morte Prevenção

Leia também:

Vacinação contra gripe será antecipada no Norte do país

A antecipação é por causa das chuvas intensas, que provocando um aumento nos casos de gripe.

Hospitalizações por covid-19 crescem em quatro estados

Hospitalizações por covid-19 crescem em quatro estados

Na Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e, em menor escala, em São Paulo, existe aumento nos casos positivos para rinovírus em crianças até 11 anos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi