Saúde

Governo defende vacinação contra Covid mesmo com fim da emergência

Nísia Trindade ressaltou a importância de manter esquema de vacinação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a necessidade de vacinação contra a Covid-19, mesmo após a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à doença. 

O pronunciamento da ministra ocorreu, nesse domingo, em cadeia nacional de rádio e televisão. 

Nísia Trindade afirmou que infecções pelo vírus Sars-COV 2, responsável pela covid-19, vão continuar ocorrendo e que o momento é de fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação.

Segundo ela, o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, os cuidados devem ser mantidos.

A ministra lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante a pandemia, o que não teria ocorrido se não fosse o negacionismo do governo anterior.

Ela agradeceu os esforços daqueles que buscaram soluções e acreditaram na ciência, como universidades, institutos de pesquisas, além de sociedade civil e trabalhadores da saúde. 

A Organização Mundial da Saúde  anunciou, na sexta-feira passada, o fim da emergência de saúde pública de importância internacional por covid-19. 

Mas a vacinação, de acordo com especialistas, continua sendo a melhor forma de proteção contra a doença. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - reporter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 08/05/2023 10:50:47. Última edição: 08/05/2023 10:50:47

Tags: Covid 19 Vacina Covid

Leia também:

Justiça leva em média um ano para dar resposta a processos de saúde

Justiça leva em média um ano para dar resposta a processos de saúde

Número elevado de processos no período de 2020 a 2022 pode sinalizar um boom por causa da pandemia de covid-19. Transplante de órgão é um dos casos com mais demora.

Brasil Sorridente será relançado hoje pelo governo

Brasil Sorridente será relançado hoje pelo governo

Dados do Ministério da Saúde apontam que, em dez anos, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa, recebendo diversos tipos de tratamento odontológico.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi