Gripe aviária: Espírito Santo proíbe turistas em ilhas de Vitória
Estado tem o maior número de casos de gripe aviária no país, com 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados.
8 ilhas de Guarapari, no Espírito Santo, foram proibidas de receber turistas por causa da gripe aviária. A decisão do governo do estado foi publicada nesta quinta-feira e vale por tempo indeterminado.
Oito ilhas de Guarapari, no Espírito Santo, foram proibidas de receber turistas por causa da gripe aviária. A decisão do governo do estado foi publicada nesta quinta-feira e vale por tempo indeterminado. As ilhas onde os turistas não podem entrar são: Quitongo, Cambaião, Guachumbas, Leste-Oeste, Guararema, Francisco Vaz, Toaninha e Alacaeira.
Nesta semana, depois de identificar aves contaminadas na região, a administração de Vila Velha já havia proibido, por seis meses, a presença de turistas em 5 ilhas: Pacotes, Pedra do Sapo, Pituã, Itatiaia e Ilha das Garças. As medidas fazem parte da estratégia do estado e do governo federal no enfrentamento à gripe aviária no Brasil.
Segundo o Ministério da Agricultura, até agora, 30 focos da doença foram confirmados no país. A grande maioria no Espírito Santo. Mas, existem casos pontuais também na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Todos eles em aves silvestres; ou seja, que vivem livres na natureza. Nenhum foco em produções comerciais ou pro próprio consumo.
No dia 22 de maio, o Ministério da Agricultura declarou por seis meses estado de emergência sanitária para a gripe aviária no país. A medida é pra reforçar o empenho de recursos humanos, financeiros, logísticos e tecnológicos no combate à doença. Além disso, ela suspendeu por tempo indeterminado exposições, torneios, feiras e eventos com aglomeração de aves no país.
Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, não há casos confirmados de gripe aviária em humanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus raramente infecta pessoas. Nos últimos 20 anos, foram 458 mortes em 874 casos.
Por isso, quando acontece a contaminação, nos primeiros sintomas de gripais, o médico deve ser consultado em 48 horas. Confirmada a doença, é hora de usar a medicação adequada.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki - 08/06/2023 20:30:11. Última edição: 08/06/2023 20:30:11
Tags: Gripe Aviária Espírito Santo Ilhas
Estado tem o maior número de casos de gripe aviária no país, com 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados.
Produtos foram suspensos em março. Em abril, após adequações em procedimentos internos, empresa retomou produção, comercialização, distribuição e uso de alimentos em estoque.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.