Julho turquesa conscientiza população sobre doença do olho seco
Pesquisas feitas pelas universidades de Campinas e pela Unifesp revelaram que o olho seco afeta entre 24% e 25% da população jovem das duas instituições, diz oftalmologista.
Saúde estima que 100 mil pessoas tenham acesso a medicamentos
O Ministério da Saúde vai ampliar e simplificar o diagnóstico e tratamento de hepatite B no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a pasta, a expectativa é “mais do que dobrar” o número de pessoas em tratamento, a partir da adoção de novas diretrizes.
© Antônio Cruz/ Agência Brasil
“Atualmente, 41 mil pessoas têm acesso aos medicamentos, e esse número pode chegar a 100 mil”, informou nesta quarta-feira (19) a pasta da Saúde, referindo-se às mudanças que terão por base “evidências científicas mais atuais”.
Estão também previstas ações preventivas como vacinações contra hepatites A e B e a expansão do acesso a diagnóstico e tratamento contra os tipos B e C. Se tudo der certo, o governo pretende eliminar a ocorrência dessas doenças até o ano de 2030.
"Nos últimos anos, houve diminuição na prevenção, com redução de entrega de seringas, que são fundamentais nesse processo”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ao anunciar a retomada das ações preventivas e o compromisso do governo em eliminar 14 doenças determinadas socialmente nos próximos sete anos – entre as quais, as hepatites virais.
Segundo nota do ministério, no caso das hepatites B e C, a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é diagnosticar 90% das pessoas, tratar 80% das que forem diagnosticadas e reduzir em 90% novas infecções e em 65% a mortalidade.
De acordo com a pasta, estima-se que 520 mil pessoas tenham hepatite C no Brasil, mas ainda sem diagnóstico e tratamento.
Ainda segundo o ministério, até 2022, cerca de 150 mil pessoas tinham sido diagnosticadas, tratadas e curadas da hepatite C. No caso da hepatite B, estima-se que quase 1 milhão de pessoas vivam com a doença no país. Destas, 700 mil ainda não foram diagnosticadas.
“Até 2022, 264 mil pacientes tinham sido diagnosticados com a doença e 41 mil estão em tratamento”, concluiu a pasta da Saúde.
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Nádia Franco - 19/07/2023 16:00:39. Última edição: 19/07/2023 16:00:39
Tags: Ministério Da Saúde SUS OMS Hepatites Virais Hepatite B
Pesquisas feitas pelas universidades de Campinas e pela Unifesp revelaram que o olho seco afeta entre 24% e 25% da população jovem das duas instituições, diz oftalmologista.
A operadora é obrigada a inscrever o recém-nascido, filho de dependente e neto do titular, no plano de saúde, também como dependente, sempre que houver requerimento administrativo. A decisão foi confirmada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.