Pesquisa revela que covid-19 pode permanecer por longo tempo
Maioria dos participantes do estudo da Fiocruz manteve sintomas da covid-19 por três meses. Efeitos prolongados da doença foram mais frequentes entre pessoas não vacinadas.
Novas equipes vão atuar na busca ativa de pacientes
A partir desta sexta-feira (3), 40 voluntários da Força Nacional do SUS desembarcam em Boa Vista (RR) para reforçar as ações de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública que atinge a população yanomami.
© Fernando Frazão/ Agência Brasil
Entre os profissionais estão nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros. Eles vão compor nove equipes multidisciplinares focadas nos atendimentos prestados na Casa de Saúde Indígena (Casai) e também vão percorrer três polos de atendimento de saúde nos territórios indígenas de Auaris, Surucucu e Missão Catrimani.
Os novos voluntários vão integrar equipes para atuar na busca ativa dos pacientes. Para isso, os profissionais vão passar por treinamentos específicos para casos de desnutrição e malária.
O Brasil tem 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), para atendimento dessas populações. Dentro deles funcionam os polos de saúde indígena, normalmente compostos por agentes de saúde indígena e unidades básicas de saúde indígena. De acordo com o Ministério da Saúde, no Dsei yanomami, em Roraima, deveriam funcionar 31 polos, abrangendo a população de 30 mil indígenas. Entretanto, com avanço da ocupação ilegal de garimpeiros, quatro polos foram fechados e os demais tiveram suas estruturas e funcionamento comprometidos nos últimos anos.
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 03/02/2023 22:10:17. Última edição: 03/02/2023 22:10:17
Tags: Yanomami Força Nacional Do SUS Ministério Da Saúde
Maioria dos participantes do estudo da Fiocruz manteve sintomas da covid-19 por três meses. Efeitos prolongados da doença foram mais frequentes entre pessoas não vacinadas.
Porém, existe a manutenção de um cenário positivo para outros tipos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves no país segundo Boletim da Fiocruz.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.