Amapá vai receber oxigênio e equipamentos hospitalares
Nos cinco primeiros meses do ano, estado enfrentou aumento de mais de 108% na internação de crianças com a doença, a maioria de 7 meses a 4 anos.
Nos cinco primeiros meses do ano, o estado enfrentou um aumento de mais de 108% na internação de crianças com síndromes gripais. A maioria dos internados têm entre sete meses e quatro anos.
Em emergência em saúde pública por causa de síndrome gripal infantil, o Amapá vai receber mais de 32 mil metros cúbicos de oxigênio, além de equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal. O transporte está sendo feito por navio pela Marinha. São dois tanques criogênicos que começaram a ser transportados neste domingo (21). A carga partiu de Belém, no Pará, e deve chegar a Santana, no Amapá, na terça (23).
Nos cinco primeiros meses do ano, o estado enfrentou um aumento de mais de 108% na internação de crianças com síndromes gripais. A maioria dos internados têm entre sete meses e quatro anos. A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente em Macapá fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaço para novos leitos. Houve, ainda, a ampliação de 20 para 24 no número de vagas na UTI pediátrica.
A situação foi provocada pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR), que provoca bronquiolite, uma inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões. Também foram detectados casos de Influenza A e B e covid-19.
No último dia 13, o estado decretou emergência em saúde pública. O governador Clécio Luís chegou a fazer um apelo pela vacinação. Em todo o estado, apenas 16% da população infantil vacinável foi imunizada. O Ministério da Saúde acompanha a situação. Foram enviados kits de análise laboratorial para diagnóstico, medicamentos, além de uma equipe de epidemiologia de campo para reforçar as ações de emergência e investigação dos casos.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 21/05/2023 14:10:33. Última edição: 21/05/2023 14:10:33
Tags: Amapá Síndrome Gripal Infantil Emergência De Saúde
Nos cinco primeiros meses do ano, estado enfrentou aumento de mais de 108% na internação de crianças com a doença, a maioria de 7 meses a 4 anos.
Ingestão de 500mg por dia também contribui para diminuir envelhecimento precoce, por conta da deterioração da imunidade mais acelerada.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.