Saúde

Governo federal lança campanha para conter casos de arboviroses

Casos de dengue aumentaram 30% este ano

Com aumento de casos de dengue, chikungunya e Zika, o governo lançou nesta quinta-feira (4) uma campanha para combater essas doenças.

Em 2023, os casos de dengue cresceram 30% em comparação ao ano passado em todo o país. As ocorrências passaram de 690 mil, em 2022, para 899 mil neste ano.

Até o final de abril já foram registradas 333 mortes, contra 555 no ano passado.

Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Acre e Rondônia. Também houve aumento no Paraná e em Santa Catarina.

A ideia da campanha é alertar sobre os sinais e os sintomas dessas arboviroses, além das formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypt.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirma que é possível diminuir o número de mortes por dengue com atendimento rápido e correto.

A secretária destaca ainda o uso da tecnologia para impedir a reprodução da larva, com uso de mosquitos modificados.

E, em março deste ano, foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE)  para maior monitoramento de cenário epidemiológico e das diferentes realidades de cada estado. O objetivo é mapear as doenças por regiões para atacar o mosquito.

Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza quatro insumos para o controle vetorial do mosquito Aedes. Neste ano, foram investidos mais de R$ 84 milhões na compra desses produtos.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela - 04/05/2023 14:50:22. Última edição: 04/05/2023 14:50:22

Tags: Dengue Zika Chikungunya Arboviroses Aedes Aepypti

Leia também:

Saúde lança campanha após aumento da dengue, Zika e chikungunya

Ministério da Saúde alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito, em particular o Aedes aegypti.

Prorrogado prazo para participação em pesquisa sobre saúde bucal

Prorrogado prazo para participação em pesquisa sobre saúde bucal

Proposta é fornecer diagnóstico de saúde bucal, permitindo recortes por estados, regiões, capitais e municípios, servindo como guia para ações governamentais no cenário pós-pandemia.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi