Governo relança Mais Médicos; brasileiros terão prioridade
A previsão é que, até dezembro, cerca de 28 mil profissionais sejam fixados no país, sobretudo em áreas de extrema pobreza. Cinco mil vagas serão abertas ainda este mês.
São 15 mil vagas para atuação em regiões pobres e pouco acesso à saúde
Com prioridade na contratação de médicos brasileiros, o Ministério da Saúde relançou, nesta segunda-feira (20), o programa Mais Médicos pelo Brasil. Foram 15 mil novas vagas para atuação em regiões de extrema pobreza e onde a oferta de serviços de saúde é baixa. E os médicos formados pelo Fies terão incentivos.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Durante a cerimônia de relançamento do programa, o Presidente Lula destacou a prioridade pelos médicos brasileiros, e citou a importância também dos estrangeiros, no atendimento aos mais pobres.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a pasta oferece incentivos para os médicos brasileiros se fixarem no programa.
Para esses médicos formados pelo Fies, o bônus pode chegar a 80% do total das bolsas de todo o período, em caso de atuação por pelo menos um ano, em cidades com muita necessidade.
Os contratos serão de quatro anos e a mensalidade da bolsa vai ser de quase R$ 13 mil, por mês, independente da região.
Na atenção primária, as unidades básicas de saúde, 96 milhões de brasileiros terão acesso aos serviços por meio do SUS. Esse atendimento inicial é justamente para prevenir doenças e reduzir a situação de gravidade dos pacientes.
Para este ano, está previsto um investimento superior a R$ 700 milhões e a expectativa, até o fim do ano, é de que 28 mil profissionais estejam atuando pelo país.
Das 15 mil novas vagas anunciadas nesta segunda-feira, cinco mil estarão em um edital, ainda este mês de março. As outras 10 mil, serão demandadas pelas prefeituras, que vão arcar com o valor da bolsa de cada médico contratado.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 20/03/2023 16:20:06. Última edição: 20/03/2023 16:20:06
Tags: Mais Médicos Fies
A previsão é que, até dezembro, cerca de 28 mil profissionais sejam fixados no país, sobretudo em áreas de extrema pobreza. Cinco mil vagas serão abertas ainda este mês.
Vacinação avança entre os povos e comunidades tradicionais, que receberam 37 mil doses e indígenas, com quase 16 mil doses do medicamento, informou o Ministério da Saúde.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.