Multivacinação no Acre começa neste sábado
Casos ativos de paralisia flácida aguda, que podem indicar poliomielite, serão monitorados. Ação antecipada se deve a registro de um caso no Peru, em dezembro, perto da fronteira brasileira.
MAPA identificou possíveis riscos à saúde na aplicação
Para evitar riscos à saúde animal e à humana, a fabricação e a venda da vacina LEISH-TEC, contra a doença Leishmaniose estão suspensas. A decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária vale para 8 lotes da vacina e foi tomada depois de uma fiscalização que identificou a possibilidade de riscos à saúde.
As fiscalizações ocorrem em fábricas de produtos veterinários, de forma rotineira. O objetivo é verificar as práticas de fabricação, controle de qualidade e os relatos de eventos adversos enviados para os fabricantes.
De acordo com a pasta, a empresa fabricante já iniciou o recolhimento dos lotes em questão, que são: 29, 37 43, 44 e 60, de 2022; e os lotes 004, 006 e 17 de 2023. Esses produtos apresentam teor de proteína chamada A2, abaixo do mínimo exigido.
A chamada leishmaniose visceral é uma doença animal e causa grave problema para toda a saúde pública. Essa zoonose é transmitida para animais e até humanos, através da picada de insetos fêmeas infectadas. Esses vetores são conhecidos popularmente como “mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui”, entre outros. No Brasil, as transmissões mais comuns ocorrem com os mosquitos-palha.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 25/05/2023 13:10:10. Última edição: 25/05/2023 13:10:10
Tags: Vacina Leishmaniose
Casos ativos de paralisia flácida aguda, que podem indicar poliomielite, serão monitorados. Ação antecipada se deve a registro de um caso no Peru, em dezembro, perto da fronteira brasileira.
Organização Mundial da Saúde notifica 4 milhões de mortes/ano por doenças respiratórias, das quais 40% são por doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC).
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.