Saúde

Governo vai aumentar número de unidades de saúde mental no país

O anúncio foi feito pela ministra em entrevista ao programa Bom dia Ministra, nesta quarta-feira (21).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o governo vai aumentar o número de unidades de saúde mental no país. O edital para credenciamento de novos CAPS, que são os Centros de Atenção Psicossocial, deve ser lançado nas próximas semanas.

O anúncio foi feito pela ministra em entrevista ao programa Bom dia Ministra, nesta quarta-feira (21). 

Os CAPS fazem parte do Sistema Único de Saúde e auxiliam pessoas com transtornos mentais, como depressão e ansiedade; além daquelas dependentes de álcool e outras substâncias.  

Em maio, o Ministério anunciou investimentos de R$ 9 milhões ao ano nos centros. Nísia Trindade destacou a importância do cuidado com a saúde mental, problema agravado com a pandemia de covid-19.  

A ministra adiantou que em breve vai ser lançado um edital para redução de filas de cirurgias, exames e procedimentos de saúde.  

O Ministério já liberou R$ 200 milhões para os estados reduzirem a lista de espera, que chega a um milhão de procedimentos. 

A ideia, segundo a ministra, é realizar 500 mil cirurgias até o fim deste ano. 

Ainda na entrevista, a ministra informou que vai ser publicada em breve uma portaria sobre a distribuição de absorventes gratuitos para pessoas em situação de rua ou pobreza, e alunas de baixa renda de escolas públicas. 

Perguntada sobre a permanência dela no comando do Ministério, que atualmente é alvo de especulação pelo centrão, Nísia Trindade disse que a decisão é uma prerrogativa do presidente Lula. A ministra disse estar tranquila e feliz com a declaração do presidente de que ela não deixará a pasta. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves - 21/06/2023 16:00:17. Última edição: 21/06/2023 16:00:17

Tags: Bom Dia Ministro Nísia Trindade Caps

Leia também:

Febre maculosa: capivaras não transmitem doença ao ser humano

Após as mortes por febre maculosa no país, as capivaras ficaram no centro do debate, porque são as hospedeiras mais comuns do carrapato-estrela, que é transmissor da doença. Mas, segundo especialistas, elas não são as culpadas nessa história.

Estou tranquila, diz Nísia sobre pressão para trocar comando na Saúde

Estou tranquila, diz Nísia sobre pressão para trocar comando na Saúde

Creio que, neste momento, aperfeiçoar as relações com o Poder Legislativo tenha que ser o foco do governo e tem sido”, afirmou a ministra da Saúde.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi