Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção
Pesquisa com 1.636 indivíduos mostra que 90% ignoravam que já apresentavam sinais de risco da doença, que é a maior causa de cegueira irreversível do mundo.
As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, chikungunya e zika.
Estamos naquela época do ano em que as chuvas são mais frequentes na maior parte do Brasil. Esse cenário aumenta a quantidade de mosquitos em circulação. Por isso, a incidência de doenças transmitidas por esses insetos costuma aumentar bastante nesse período chuvoso.
E é nesse contexto que o Ministério da Saúde anunciou que vai fortalecer as políticas públicas de prevenção contra as arboviroses — que são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, chikungunya e zika. Nos próximos dias, deve ser publicada uma portaria destinando cerca de R$ 256 milhões para esse propósito.
Desse total, R$ 111,5 milhões vão ser utilizados até o fim deste ano para fortalecer as ações de vigilância e contenção do mosquito Aedes aegypti, com a maior parte dos recursos destinados aos municípios, e uma parte menor aos estados e ao Distrito Federal.
O monitoramento de dengue, chikungunya e zika também vai ser ampliado, a partir da instalação da Sala Nacional de Arboviroses — que vai fazer esse controle em tempo real em todo o país, para identificar onde essas doenças estão aumentando mais rapidamente. Com isso, o Ministério da Saúde espera conseguir agir com mais eficiência nas regiões mais críticas.
Essa Sala Nacional de Arboviroses vai ser responsável por coordenar todas as ações de monitoramento e combate contra as doenças transmitidas por mosquitos no Brasil.
Segundo o ministério, até o dia 25 de novembro, o país já havia registrado mais de 1,6 milhão casos prováveis de dengue neste ano. Esse número é 22% maior do que o que foi registrado no mesmo período de 2022. Por outro lado, a proporção de mortes em relação aos casos graves foi menor do que no ano passado.
Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 04/12/2023 10:35:20. Última edição: 04/12/2023 10:35:20
Tags: Arboviroses Dengue Zika Chikungunya Aedes Aegypti
Pesquisa com 1.636 indivíduos mostra que 90% ignoravam que já apresentavam sinais de risco da doença, que é a maior causa de cegueira irreversível do mundo.
De acordo com o Ministério de Saúde, apesar da queda de casos de HIV/aids, esse índice tem aumentado entre homens de 15 a 29 anos, chegando a 53% em 2021. O Ministério também aponta crescimento de casos de sífilis adquirida em homens, mulheres e gestantes.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.