Saúde

Gripe aviária: homem com suspeita no ES está sem sinais gripais

Fiocruz deve liberar resultado de exame na semana que vem

Trinta e duas das trinta e três pessoas que testaram para gripe aviária no Espírito Santo tiveram o exame negativado. Apenas um homem de 61 anos, que ainda está isolado, continua sendo monitorado. Mas, os sinais da gripe já desapareceram e ele deve ser liberado. 

Já o resultado do exame dele para saber se ele teve ou não a gripe aviária, a Fiocruz só deve liberar na semana que vem. O subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso, explicou como a vacinação contra a gripe comum da Influenza pode ajudar no combate a gripe aviária, que tem a transmissão difícil entre pessoas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a gripe aviária em pessoas pode ser letal, se o médico não for consultado nas 48 horas dos sintomas, que são semelhantes ao da gripe comum.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a gripe aviária entre humanos têm sido muito menos frequente. A doença é transmitida entre aves doentes, vivas ou mortas, ou locais contaminados. O homem ainda monitorado em Vitória, por exemplo, é funcionário do Parque Municipal da cidade, onde uma ave silvestre com a doença foi encontrada. 

O secretário de Agricultura do Estado, Enio Bergoli da Costa, disse que até o momento 7 aves silvestres entraram no monitoramento da pasta. E destacou outras medidas, já que a transmissão entre aves é alta. 

No final de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu por 90 dias no país exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. E o ministro da pasta, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta para a doença. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 19/05/2023 20:20:09. Última edição: 19/05/2023 20:20:09

Tags: Gripe Aviária Suspeita Vacinação

Leia também:

Aumenta número de internações entre crianças por Síndrome Respiratória

O estudo mostra que em 13 unidades da federação o sinal de crescimento de casos está concentrado principalmente nesta faixa etária. Em 2023 já foram notificados quase 60 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Governo manda recolher lotes de feijão impróprios para consumo

Cidadão que tiver em casa algum dos lotes identificados, deve interromper o consumo imediatamente e avisar o estabelecimento onde foi comprado para que seja feita a devolução ou descarte.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi