Saúde

Gripe aviária: homem com suspeita no ES está sem sinais gripais

Trinta e duas das 33 pessoas que testaram para gripe aviária no Espírito Santo tiveram o exame negativado. Apenas o homem de 61 anos que estava isolado com sintomas gripais continua sendo monitorado. Mas os sinais da gripe já desapareceram e ele deve ser liberado ainda nesta sexta.

Trinta e duas das 33 pessoas que testaram para gripe aviária no Espírito Santo tiveram o exame negativado. Apenas o homem de 61 anos que estava isolado com sintomas gripais continua sendo monitorado. Mas os sinais da gripe já desapareceram e ele deve ser liberado ainda nesta sexta-feira (19).

O subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso, fala sobre o monitoramento desse caso.

O homem ainda monitorado é funcionário do Parque Municipal de Vitória, onde uma ave com a doença foi encontrada.

O Ministério da Saúde informa que não existem casos confirmados da gripe aviária em humanos no país.

A doença é transmitida pelo contato com aves doentes, vivas ou mortas, ou locais contaminados.

Mas o vírus raramente infecta pessoas. É o que explica o infectologista Leonardo Weissmann.

Mas o infectologista destaca que quando a contaminação acontece em pessoas, pode ser fatal. Por isso, nos primeiros sintomas gripais, o médico deve ser consultado nas primeiras 48 horas. Confirmada a doença da gripe aviária, se entra com o remédio.

A medida tem alta eficácia e diminui muito as chances de complicações. Mas o infectologista reforça as dicas para evitar a gripe aviária.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo destaca que os casos de gripe comum têm aumentado nos últimos meses, como sempre acontece nessa época do ano. Por isso, reforça a importância da vacinação.

A Secretaria de Agricultura do Espírito Santo esclarece que não há risco de consumo de carne e ovos porque a doença não é transmitida pelo consumo.

Já entre as aves, a transmissão é alta e pode provocar morte e prejuízos.

No final de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu por 90 dias no país exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. E o ministro declarou estado de alerta para a doença.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 19/05/2023 13:45:17. Última edição: 19/05/2023 13:45:17

Tags: Gripe Aviária Espírito Santo

Leia também:

Grávidas com SRAG têm quatro vezes mais risco de morte fetal

O estudo foi feito pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Fiocruz Bahia e uma instituição inglesa especializada em medicina tropical.

Dia da Doação de Leite Humano: meta é ampliar em 5% as doações

Para 2023, a meta da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a maior e mais complexa do mundo, é ampliar em 5% a oferta de leite materno.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi