Saúde

Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

Medida tem por objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite dessa segunda-feira (22) e tem validade de 180 dias. 

A medida, de acordo com a pasta, tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana. Ainda segundo o ministério, a declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais nas três instâncias e não governamentais. 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 23/05/2023 08:10:14. Última edição: 23/05/2023 08:10:14

Tags: Gripe Aviária Brasil Emergência Zoossanitária Ministério Da Agricultura

Leia também:

Desafio da Previdência é reduzir fila da perícia, diz Carlos Lupi

Desafio da Previdência é reduzir fila da perícia, diz Carlos Lupi

Declaração é do ministro, em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta segunda-feira. Ele destacou que estão em curso mutirões para diminuir tempo de espera, principalmente em locais remotos.

Butantan começa a desenvolver vacina contra gripe aviária

Butantan começa a desenvolver vacina contra gripe aviária

Estudo, que está na fase de testes em laboratório, começou a ser elaborado devido à preocupação com a possibilidade de o vírus vir a causar uma nova pandemia.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi