SBG lança cartilha para detecção precoce do glaucoma infantil
Glaucoma congênito é o tipo mais comum da doença, a criança já nasce com sinais, ou desenvolve nos primeiros anos de vida, diz oftalmologista Hévila Rolim.
Assim, o estado pode tomar medidas para controlar e enfrentar a doença
São Paulo decretou estado de emergência zoossanitária. O motivo... a gripe aviária. A medida foi publicada no Diário Oficial do estado, nesta terça-feira.
A partir de agora, a administração estadual pode tomar medidas para controlar e enfrentar a doença. Em 22 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou estado de emergência em todo o território nacional. Em julho, divulgou nota recomendando aos estados para também decretarem a emergência como forma de somar esforços ao combate à gripe aviária.
A influenza aviária está no mundo todo, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos. O vírus tem grande capacidade de mutação e pode se adaptar a novos hospedeiros. O fato de poder contaminar humanos representa um alto risco à população, segundo informações do Ministério da Agricultura.
Até o momento foram encontrados focos apenas em aves silvestres. São 79 em todo o país. Ainda de acordo com o ministério, não foram registrados casos da doença em aves de granjas destinadas à venda e consumo humano.
Reportagem de Nelson Lin
Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 15/08/2023 20:20:19. Última edição: 15/08/2023 20:20:19
Tags: Gripe Aviária
Glaucoma congênito é o tipo mais comum da doença, a criança já nasce com sinais, ou desenvolve nos primeiros anos de vida, diz oftalmologista Hévila Rolim.
Proposta é reduzir de 18 para seis meses o período de tratamento contra a tuberculose multirresistente. Consulta pública vai até dia 4 de setembro
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.