Saúde

Grupo prioritário recebe vacina bivalente a partir de segunda (27)

Estamos falando de pessoas com mais de 70 anos; aquelas que vivem em instituições de longa permanência ou trabalham nesses locais; ou os imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos com mais de 12 anos.

A partir desta segunda-feira (27), quem faz parte do grupo prioritário já vai poder tomar a vacina bivalente contra a covid. Estamos falando de pessoas com mais de 70 anos; aquelas que vivem em instituições de longa permanência ou trabalham nesses locais; ou os imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos com mais de 12 anos.

A bivalente protege contra a cepa original da doença, mas também contra a ômicron, a variante mais circulante no mundo. Importante ressaltar que essa vacina é uma dose de reforço. Ou seja, só vai poder se imunizar com ela, quem já tomou, pelo menos, as duas primeiras doses básicas da vacina. Caso contrário, é preciso primeiro cumprir essa etapa, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Outros grupos prioritários serão incluídos aos poucos no esquema. Em março, teremos, a partir do dia 6, a vacinação daqueles entre 60 e 69 anos, e das grávidas ou que foram mães há pouco tempo, a partir do dia 20. E depois de 17 de abril para os trabalhadores de saúde, pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, a população privada de liberdade ou adolescentes cumprindo medidas socioeducativa e os funcionários desses locais.

O dr Juarez Cunha, da Sociedade Brasileira de Imunizações, deixou bem claro que as pessoas que estão nos grupos e não atualizaram a caderneta de vacinação, não devem esperar chegar a vez de tomar a bivalente para ir ao posto de saúde.

E, claro, em caso de dúvidas, procurar uma unidade de saúde de sua cidade. As vacinas já começaram a ser distribuídas para os estados. Serão quase 60 milhões de doses disponíveis para os 54 milhões de pessoas que fazem parte desses grupos.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 24/02/2023 13:20:23. Última edição: 24/02/2023 13:20:23

Tags: Vacina Bivalente Covid-19

Leia também:

RJ começa a receber doses de vacina bivalente contra covid

A vacinação começa na segunda-feira (27). Neste primeiro momento, serão imunizados aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos e pessoas com deficiência.

Rio de Janeiro distribui doses de vacina bivalente contra a covid-19

Rio de Janeiro distribui doses de vacina bivalente contra a covid-19

Inicialmente, público-alvo são pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos e pessoas com deficiência.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi