Saúde

Grupos de terapia online estão com inscrições abertas

Parceria entre duas universidades trabalha com oito modalidades

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, o aumento nos transtornos ansiosos e depressivos é uma tendência dos últimos anos, mas atingiu patamares muito mais alarmantes após a pandemia da covid-19.

Pensando nisso, docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no sul da Bahia, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), deram início ao E-Terapias, que oferece várias modalidades de apoio psicológico e emocional.

Segundo a coordenadora do projeto, a enfermeira Rosemeire Cardoso, doutora na área de enfermagem e saúde mental, a proposta veio para dar suporte a demandas de cuidado com a saúde mental para a comunidade acadêmica e a população local.

As intervenções são divididas em modalidades, e todas as práticas são gratuitas e abertas à participação da comunidade externa.

“A gente tem um grupo pra mulheres; um grupo somente pra universitários; um grupo que trabalha meditação; um que trabalha um pouco a questão da espiritualidade. Eu tenho um grupo que é novo, que vai ser de terapia cognitivo-comportamental para pessoas com sintomas de depressão. E a TER, que é uma técnica de redução do estresse que usa exercício corporal. E a gente pretende dar continuidade ao projeto, ampliando e atuando como um polo formador dessas tecnologias na gestão de projetos como esses”.

A coordenadora ressalta que as práticas contribuíram de forma comprovada para minimizar sintomas de ansiedade, estresse e depressão dos participantes.

“Um questionário que é instrumento de pesquisa, aplicamos antes e depois e a gente conseguiu ver que a os níveis de ansiedade e estresse e depressão foram reduzidos. E a partir dessa eficácia analisada, a gente já vem pensando em aprimorar e continuar com a oferta como a que se faz agora”.

Estão sendo ofertados oito grupos terapêuticos online. As inscrições estão abertas e podem ser feita por meio do Instagram, @eterapiasuesc, mas também no site da universidade e no site do próprio projeto.

Agência Brasil / Por Juliana Rodrigues - repórter da Rádio Educadora, para a Rádio Nacional - Salvador / Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela - 10/05/2023 08:55:11. Última edição: 10/05/2023 08:55:11

Tags: Saúde Mental Terapia Online Teleconsulta

Leia também:

Detecção de câncer no SUS é desafio para 70% de moradores de favela

Detecção de câncer no SUS é desafio para 70% de moradores de favela

Pesquisa inédita mostra que entrevistados demoram mais de uma hora para chegar em posto de saúde e não conseguem agendar exames no SUS. Muitos disseram que preferem não saber da doença.

70% dos moradores de favela relatam dificuldade para detectar câncer

70% dos moradores de favela relatam dificuldade para detectar câncer

Pesquisa mostra que entrevistados demoram mais de uma hora para chegar em posto de saúde, não conseguem agendar exames no SUS e muitos disseram que preferem não saber da doença.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi