Saúde

História Hoje: fundação para paralisia infantil era criada há 85 anos

Franklin Delano Roosevelt recebeu diagnóstico de poliomielite na fase adulta e em 3 de janeiro de 1938 fundou uma instituição para incentivar a pesquisa e combater a pólio, também conhecida popularmente como paralisia infantil.

A enfermidade de um presidente norte-americano transformou a luta contra a poliomielite e ajudou a criar a vacina que levou a radicação da doença em quase todo mundo. Franklin Delano Roosevelt recebeu diagnóstico na fase adulta e em 3 de janeiro de 1938 fundou uma instituição para incentivar a pesquisa e combater a pólio, também conhecida popularmente como paralisia infantil.

A doença é provocada por um vírus altamente contagioso. Em um a cada 200 infectados, a pólio ataca o sistema nervoso e causa paralisia permanente nos membros superiores e inferiores. Também pode levar à morte se a doença acometer partes do cérebro que controlam os músculos respiratórios.

O vírus foi identificado pela primeira vez em 1908 em Viena, na Áustria. Em 1916, os Estados Unidos enfrentaram uma epidemia que chegou a nove mil infectados. O presidente Franklin Roosevelt foi acometido pela pólio em 1921, aos 39 anos, e ficou com paralisia nas pernas.

Depois que foi eleito presidente dos Estado Unidos, em 1933, Roosevelt conseguiu mobilizar a sociedade em torno do combate à doença. Em 1938, criou a Fundação Nacional para a Paralisia Infantil, que hoje é conhecida como March of Dimes.

No final dos anos 1940, a instituição sem fins lucrativos deu início à pesquisa para desenvolver uma vacina. Em 1945, foi anunciada a descoberta de um imunizante seguro, eficaz e potente. A imunização levou à erradicação da doença nos Estados Unidos.

Com o passar dos anos, a missão da March of Dimes foi ampliada. A fundação voltou-se ao combate de outras deficiências congênitas e às campanhas educacionais por uma gravidez saudável e para evitar partos prematuros.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Agência Brasil / Por Sheily Noleto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 03/01/2023 13:57:05. Última edição: 03/01/2023 13:57:05

Tags: História Hoje Paralisia Infantil Poliomielite March Of Dimes

Leia também:

Rio de Janeiro passa de 1,3 mil casos confirmados de mpox

Rio de Janeiro passa de 1,3 mil casos confirmados de mpox

Outros 3.163 casos suspeitos foram descartados, 321 casos em investigação, além de 149 apontados como prováveis, cujos testes foram inconclusivos.

Covid-19: Brasil registra 128 mortes e 31 mil casos em 24 horas

Covid-19: Brasil registra 128 mortes e 31 mil casos em 24 horas

Desde o início da pandemia, o país registra 36,3 milhões de casos confirmados da covid-19 e 693,9 mil mortes. O número de pacientes recuperados da doença soma 35 milhões.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi