Saúde

HIV: 43 cidades certificadas por eliminação da transmissão vertical

Transmissão vertical é quando o vírus passa da mãe para a criança durante a gestação ou parto

Quarenta e três municípios vão receber o certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV no próximo dia 7 de dezembro. Este é o caso em que o vírus passa da mãe para a criança durante a gestação ou parto. A informação foi dada pelo diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, na cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção do HIV/ Aids.

Essas cidades foram selecionadas entre 372 municípios com população acima de 100 mil habitantes. Dez cidades vão ser certificadas pela eliminação da transmissão vertical da sífilis. 

O Ministério da Saúde divulgou também dados de um novo boletim epidemiológico sobre a doença no Brasil. De 1980 até junho de 2022, foram detectados mais de um milhão de casos de aids.

Gerson Pereira informou que cerca de 727 mil pessoas estão em tratamento, sendo que 47 mil começaram neste ano até setembro. Segundo ele, a taxa de supressão viral entre esses pacientes é de 95%.

Os dados foram divulgados nesta quinta, Dia Mundial de Combate à Aids e, revelam que há maior concentração dos casos de Aids em pessoas com idade entre 25 e 39 anos: 51% entre homens e 47% entre mulheres.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro Ribeiro (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 01/12/2022 21:08:07. Última edição: 01/12/2022 21:08:07

Tags: HIV AIDS

Leia também:

Covid-19: Brasil registra 72 mortes e 28,4 mil casos em 24h

Covid-19: Brasil registra 72 mortes e 28,4 mil casos em 24h

Dados são do Ministério da Saúde e não contêm informações de Mato Grosso do Sul e Tocantins, que não foram atualizadas pelos respectivos governos estaduais.

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti é neste sábado

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti é neste sábado

Boletim epidemiológico diz que houve em todo o país 1.374.019 casos prováveis de dengue em 2022. Total representa, no mesmo período, aumento de 182% na comparação com 2021.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi