Saúde

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Apesar das adversidades que o transtorno impõe, cada caso é muito específico e existem diferentes níveis de grau de suporte que a pessoa autista exige.

Rakel Chaves é mãe solo de dois autistas, o Lucas, de 22 anos e Davi, de 17.

Ela relata uma realidade vivida por muitos outros pais, mães e responsáveis por alguma pessoa com transtorno do espectro autista, a dificuldade no tratamento.

Especialistas, tratamentos, terapias, a Rakel não consegue pelo Estado. O filho mais velho já passou da fase escolar, e todo esse cuidado é muito caro, impossível de custear com as duas bolsas que recebe do Benefício de Prestação Continuada, já que não sobra tempo para trabalhar.

A única esperança de Rakel e de outros pais como ela é contar com o apoio de instituições.

Aqui em Brasília, o CRIAF, Centro de Referência Inclusiva e Apoio às Famílias de Autistas, e o Instituto Florescência estão buscando um espaço para atender a essas famílias. Quem explica é Flávia Queiroga, presidente do CRIAF.

De acordo com o instituto Baresi, de doenças raras, um estudo feito em 2012, mostra que no Brasil, cerca de 78% dos pais abandonaram as mães de crianças com deficiências e doenças raras, antes que os filhos completassem 5 anos de idade.

Apesar das adversidades que o transtorno impõe, cada caso é muito específico e existem diferentes níveis de grau de suporte que a pessoa autista exige.

A psicóloga especialista em autismo e desenvolvimento infantil, Michele Procópio, ressalta que quanto mais a pessoa com autismo recebe estímulos, mais ela se desenvolve. Mas a família também deve ser amparada desde o momento do diagnóstico.

É importante lembrar que a inclusão de pessoas com algum tipo de transtorno ou deficiência na sociedade não é um favor, mas sim um direito reservado pela Constituição.

Neste dia 2 de abril, é celebrado o dia mundial de conscientização sobre o autismo. O logotipo da neurodiversidade, que pode ser encontrado em vagas de estacionamento reservadas para autistas, por exemplo, é representado por um símbolo colorido com um quebra-cabeças e com todas as cores do arco-íris, e celebra a esperança e diversidade de expressão do transtorno do espectro autista.

 

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino - Repórter Rádio Nacional - Brasíila / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 02/04/2023 09:10:12. Última edição: 02/04/2023 09:10:12

Tags: Dia Mundial De Conscientização Do Autismo Autismo Famílias Pais

Leia também:

Variante genética protege indígena da Amazônia contra doença de Chagas

Variante genética protege indígena da Amazônia contra doença de Chagas

Estudo publicado aponta que uma variante genética presente na maioria dos indivíduos analisados na região tem importante papel na resistência à infecção.

Pessoas com comorbidades podem tomar vacina bivalente contra covid-19

Inclusão, feita pelo Ministério da Saúde, vale para maiores de 12 anos e que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi