Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde. Com esta decisão do Ministério da Saúde, a unidade passa a ser a primeira da rede pública estadual a realizar os dois procedimentos.

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

Anteriormente, segundo a Central de Transplantes de Alagoas, o estado só possuía equipes autorizadas a realizar transplantes em hospitais privados filantrópicos. Com a habilitação do Hospital do Coração, o Estado passa a ter mais autonomia.

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado de Alagoas, Daniella Ramos fala das próximas etapas após o reconhecimento do hospital como referência em transplante de coração e rins. 

Daniella ressalta também que ter mais uma unidade de saúde referência para transplantes no Nordeste pode ajudar a salvar mais vidas,  por causa da logística necessária entre o órgão a ser transplantado e o receptor.

Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene  já conta com dois importantes programas: o de insuficiência cardíaca e o de acompanhamento de pacientes transplantados. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 30/11/2023 19:55:06. Última edição: 30/11/2023 19:55:06

Tags: Transplante Coração Hospital Do Coração Alagoano Professor Adib Jatene SUS

Leia também:

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Segundo boletim, um milhão de pessoas viviam com HIV no país em 2022. Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi