Ministério da Saúde envia remédios e insumos para litoral norte de SP
Por meio de nota, a pasta informou que prestará todo o suporte necessário para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde nas áreas afetadas pelas chuvas.
Dia 20 de fevereiro se celebra o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Em todo o mundo, cerca de 284 milhões de pessoas já usaram algum tipo de droga em 2020, um aumento de 26% em relação a 2010.
Esse é só começo da história do Jorge, nome fictício de um homem que tem 53 anos hoje, e que se orgulha de dizer que conseguiu, depois de muito esforço, abandonar o uso das drogas. Mas o caminho não foi nada fácil. Ele explicou que foram anos negando que precisava de ajuda e que só conseguiu iniciar o tratamento, de fato, quando decidiu que precisava parar.
Histórias como a do Jorge vêm aumentando nos últimos anos. E neste dia 20 de fevereiro, quando se celebra o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, um número: 284 milhões de pessoas, entre 15 e 64 anos, já usaram algum tipo de droga em 2020, um aumento de 26% em relação aos números de 2010. Isso é o que aponta o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, feito pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes.
A psiquiatra Carla Bicca acredita que esse aumento se deve a muitos fatores, como a facilidade de acesso à compra de alguns tipos de drogas inclusive pela Internet. Mas ela garante que buscar ajuda é o primeiro caminho para se livrar do vício. O papel da família e dos amigos, nesse caso, é essencial justamente para identificar mudanças no comportamento que podem ser indício do uso das drogas.
E o Jorge, nosso personagem, garante que a família e os verdadeiros amigos têm mesmo um papel fundamental para cura. Atualmente, ele continua frequentando as reuniões no grupo de apoio Narcóticos Anônimos, e se emociona ao falar que já retomou a sua vida e se sente bem de novo.
Importante lembrar que não apenas as drogas ilícitas podem causar danos irreversíveis às pessoas, mas também o álcool que pode tornar-se um vício e levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite.
Se você está precisando de ajuda para iniciar um tratamento, procure uma Unidade Básica de Saúde da sua região ou algum grupo de apoio como Narcóticos Anônimos ou Alcoólicos Anônimos.
Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi - 20/02/2023 12:05:34. Última edição: 20/02/2023 12:05:34
Tags: Drogas Alcool Tabaco Cigarro Vício Uso Problemático
Por meio de nota, a pasta informou que prestará todo o suporte necessário para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde nas áreas afetadas pelas chuvas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de preservativo entre rapazes de 15 a 24 anos está longe do ideal: apenas 56,6% usou camisinha na última relação sexual.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.