Saúde

Inca estima que Brasil deve registrar 220 mil casos câncer de pele

63% da população não faz o uso de nenhum tipo proteção solar segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estima que o Brasil deve registrar cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano, no triênio 2023 a 2025. 63% da população não faz o uso de nenhum tipo proteção solar segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A oncologista do Centro de Tratamento Oncológico Juliana Nicolau explica sobre a doença: O câncer de pele é de fato uma doença negligenciada pela população embora seja o tipo de câncer mais comum no mundo. E o motivo disso é a desinformação, é o fato de as pessoas não saberem que pode ser uma doença grave, que pode ter uma evolução desfavorável, podendo inclusive levar ao óbito. Existe ainda uma falsa crença de que fototipos mais elevados, que são pessoas com uma coloração de pele mais escura, são imunes contra a radiação solar, são imunes contra o aparecimento do câncer de pele."

O câncer de pele é mais comum em pessoas adultas a partir dos 40 anos com pele, olhos de cabelos claros. O histórico familiar ou pessoal também aumenta o risco.

Para o diagnóstico precoce de câncer de pele basta prestar atenção se não há pintas pelo corpo. Também é preciso estar atento em manchas ou sinais que coçam, ardem, descamam ou sangram.

Agência Brasil / Por Pamela Gomes - Rádio Cultura FM de Belém (PA) - Belém - PA / Edição: Beatriz Arcoverde - 25/12/2022 11:45:06. Última edição: 25/12/2022 11:45:06

Tags: Câncer De Pele

Leia também:

Casos de covid-19 seguem em queda no estado do Rio

Casos de covid-19 seguem em queda no estado do Rio

Secretário estadual de Saúde pediu à população que continue se vacinando e completando o esquema de imunização. Vacinas são seguras e evitam casos graves, disse.

Hemocentros sofrem com baixo estoque de sangue em festas de fim de ano

Festas de final de ano. Copa do mundo. Férias. Parece que tudo isso deixou o brasileiro mais feliz... mas, quem precisa de ajuda está sofrendo com a falta de sangue nos hemocentros do país. Tradicionalmente, nos meses de dezembro e janeiro as doações diminuem muito. Mas, neste ano, a queda dos estoques começou mais cedo, como explica Kelly Borges Barbi (gerente de Captação Hemocentro de Brasília).

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi