Saúde

Índices de saúde são piores entre pessoas negras, aponta Ministério

Essa realidade está no boletim epidemiológico Saúde da População Negra

Os índices de saúde no Brasil são piores entre pessoas negras. Dados apontam que, em 2021, mais de 60% das mortes por Aids foram de pessoas pretas e pardas. Além disso, 67% das gestantes diagnosticadas com HIV eram negras e 70% das crianças com sífilis congênita eram filhas de mães negras.

Índices de saúde são piores entre pessoas negras, aponta Ministério
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Essa realidade está no boletim epidemiológico "Saúde da População Negra", divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. Outro destaque foi a mortalidade por Covid-19 entre mulheres negras. 

A doença foi um dos principais motivos de morte no país em 2020, representando 22% do total de óbitos maternos. E, atingiram 63% mulheres pretas e pardas.

O relatório retrata ainda as consequências do racismo na saúde das pessoas pretas e pardas. Foi o que destacou a ministra Nísia Trindade.

A tuberculose atingiu 78 mil pessoas em 2022. Entre os novos casos, 49 mil eram de pardas e pretas, o que representa 63% dos casos. 

Já a mortalidade materna por hipertensão é crescente entre mulheres pretas. A morte nesses casos aumentou 5%, entre 2010 e 2020. 

A representante da OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Socorro Gross, comentou a importância dos dados para elaboração de políticas públicas.

O boletim mostra ainda que, entre 2010 e 2020, aumentaram os óbitos, as taxas de mortalidade materna e infantil, a prevalência de doenças crônicas e infecciosas e os índices de violência nessa população.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 23/10/2023 14:50:10. Última edição: 23/10/2023 14:50:10

Tags: Saúde Negros Ministério Da Saúde

Leia também:

Conselho de Psicologia critica prática de

Conselho de Psicologia critica prática de "cura gay"

“Ter a sexualidade reprimida dessa forma por um discurso religioso e por uma conexão latente entre culpa, erro, equívoco e impossibilidade de existir no mundo é terrível, é muito severo”, afirma cientista política.

Dengue cresce no Rio; cinco municípios têm situação epidêmica

Até o momento, foram registrados 39.369 casos de dengue no estado. Em 2022, no mesmo período, houve 9.926 registros. Na capital, foram confirmadas quatro mortes pela doença.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi