Saúde

Indígenas de 62 aldeias do Amazonas serão vacinados neste sábado

Região atendida fica no DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes

A partir deste sábado (13), cerca de 6 mil indígenas de 62 aldeias no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes, no estado do Amazonas, vão receber vacinas contra covid-19, influenza e outras doenças.

Essa é a segunda fase da Operação Gota, que vai percorrer os municípios amazonenses de Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e Jutaí.

Até primeiro de junho, crianças, adolescentes, gestantes e idosos poderão receber os imunizantes.

A ação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira (FAB), que vai dar suporte com duas aeronaves, para o transporte de profissionais da saúde e de materiais.

Weibe Tapeba, Secretário de Saúde Indígena, destaca a importância da participação da FAB.

Na primeira etapa da operação, em abril deste ano, foram imunizados cerca de 8 mil indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, no Distrito Sanitário Especial Indígena de Alto Rio Negro, num total de 111 aldeias. É o que explica Weibe Tapeba.

A proposta da operação, segundo Weibe Tapeba, é levar às populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas a imunização prevista no Calendário Nacional de Vacinação.

A Operação Gota deve se estender a outras áreas de difícil acesso na Amazônia Legal.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela - 13/05/2023 06:40:08. Última edição: 13/05/2023 06:40:08

Tags: Saúde Indígena Amazonas Vacinação

Leia também:

Segunda fase da Operação Gota vai imunizar 6 mil indígenas no AM

Entre os dias 13 de maio e 1º de junho começa a segunda fase Operação Gota de vacinação. A operação pretende imunizar cerca de 6 mil indígenas em 62 aldeias, nos municípios de Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e Jutaí, no Amazonas.

Conheça os sintomas do câncer de estômago que vitimou Ana Paula Borgo

Doença não tem sinais específicos, mas alguns sintomas devem ser observados, como perda de peso, fadiga, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi