Saúde

Inep divulga resultado final da primeira etapa do Revalida

Aprovados podem se inscrever na segunda etapa de 15 a 19 de maio

O resultado final da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023 já está disponível na internet. A primeira etapa do exame foi aplicada em 5 de março e contabilizou 10.062 inscritos. Desse total, 9.230 realizaram a prova e 1.216 foram aprovados.

Inep divulga resultado final da primeira etapa do Revalida
© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante aprovado nesta primeira etapa está apto para se inscrever na segunda fase do Revalida, composta pela prova de habilidades clínicas. As inscrições para a segunda fase começam em 15 de maio e vão até o dia 19, pelo Sistema Revalida.

Composto por duas etapas (teórica e prática), o exame aborda o que o Inep chama de as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

O Revalida busca subsidiar a validação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são atendimentos no contexto da atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 09/05/2023 09:10:13. Última edição: 09/05/2023 09:10:13

Tags: Revalida Inep Medicina Diploma Resultado Segunda Etapa

Leia também:

Retomada do Brasil Sorridente terá 3 mil novas equipes de saúde bucal

Retomada do Brasil Sorridente terá 3 mil novas equipes de saúde bucal

A expectativa é atender 10 milhões de pessoas nesta primeira etapa da volta do programa. 85 cidades brasileiras vão receber as novas equipes. A medida foi assinada desta segunda-feira pelo presidente Lula.

Lula: Brasil Sorridente recupera dignidade e orgulho do cidadão

Lula: Brasil Sorridente recupera dignidade e orgulho do cidadão

Criado em 2004, o Brasil Sorridente busca combater dificuldades de acesso à saúde bucal, sobretudo para a população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi