Saúde

Junho Laranja alerta para doenças do sangue, como anemia e leucemia

Hematologistas chamam atenção para importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico e tratamento de doenças do sangue, como anemia e leucemia, são o foco da campanha Junho Laranja. A anemia é um grave problema de saúde pública em nível global e a falta de ferro é uma das principais causas da doença, que afeta mais de 570 milhões de mulheres e 269 milhões de crianças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O ferro é importante no transporte de oxigênio no corpo, síntese de DNA e metabolismo muscular. A anemia em menores de 2 anos, pode ter efeitos irreversíveis no desenvolvimento do cérebro e prejudicar a aprendizagem e o desempenho escolar. Nas grávidas, pode causar redução dos períodos de gestação, anemia e baixo peso do bebê ao nascer. 

O hematologista do Hospital Santa Paula Vinícius Araújo Soares detalha os sintomas da doença. 

A estimativa é que no mundo 42% de crianças menores de 5 anos e 40% das gestantes sejam anêmicas. 

Já em relação à leucemia, o número estimado de casos novos para o Brasil, de 2023 a 2025, é de mais de 11 mil. A doença ocupa a 10ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes. 

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 tipos de leucemia. O hematologista Vinicius Araújo Soares, chama atenção para a importância do diagnóstico. 

Mundialmente, em 2020, foram estimados 475 mil casos de leucemia, o que equivale a 2,5% de todos os tipos de câncer.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 28/06/2023 20:05:07. Última edição: 28/06/2023 20:05:07

Tags: Junho Laranja Campanha Doenças Do Sangue Anemia E Leucemia

Leia também:

Dia do Orgulho LGBTQIA+: entenda a cirurgia de redesignação sexual

Apenas em São Paulo, cerca de 2 mil pessoas, mil homens e mil mulheres trans, aguardam cirurgias de redesignação sexual na rede estadual de saúde.

Brasil tem primeiro caso de influenza aviária em aves domésticas

Brasil tem primeiro caso de influenza aviária em aves domésticas

Ministério diz que há no país 50 focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade detectados no Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi