Saúde

Lei autoriza troca de prótese mamária de mulheres que tiveram câncer

Lei que garante esse direto foi sancionada hoje (3) e começa a valer em 90 dias; a nova regra vale pra paciente da rede privada e pública, caso haja indicação médica.

Agora, mulheres que passaram por tratamento contra o câncer podem trocar a prótese mamária, caso haja indicação. É que o presidente Lula sancionou, nesta segunda-feira (3), uma lei que garante esse direto e começa a valer em 90 dias.

A nova regra vale pra paciente da rede privada e pública. No caso do SUS, a substituição deve acontecer em até 30 dias após a indicação médica.

O acompanhamento psicológico desde o diagnóstico agora também está garantido pela lei. As mulheres que perderem a mama, parcial ou totalmente, terão um apoio multidisciplinar especializado.

O SUS oferece de forma gratuita exames de diagnóstico e todo tratamento para mulheres com câncer de mama.

 

*com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 03/04/2023 14:40:11. Última edição: 03/04/2023 14:40:11

Tags: Prótese Mamária Câncer De Mama

Leia também:

Lei garante troca de implante mamário para paciente de câncer

Regra vale tanto para setor privado e rede pública. No caso do Sistema Único de Saúde, a publicação prevê que a troca ocorra em até 30 dias após indicação médica.

Remédios à base da cannabis auxiliam no tratamento de doenças

Médico explica que muitos transtornos podem ser amenizados com as medicações da base da planta, como Parkinson, Alzheimer, dores crônicas e até doenças mentais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi