Saúde

Lei cria Novembrinho Azul para reforçar prevenção da saúde de meninos

Objetivo é reforçar cuidado com saúde sexual e reprodutiva

A prevenção de fatores de risco para doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva em meninos de até 15 anos é o tema da campanha Novembrinho Azul, criada pela Lei 14.694/2023, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro. O texto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

Lei cria Novembrinho Azul para reforçar prevenção da saúde de meninos
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A partir de agora, anualmente o mês de novembro passará a ter ações educativas para reforçar os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e consultas de rotina. O objetivo é diminuir o agravamento de doenças na vida adulta, com a detecção precoce e o tratamento de problemas congênitos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o percentual de meninas que buscaram e foram atendidas por uma unidade básica de saúde em 2019 é de 88,3%, enquanto o de meninos, de 85,2%. Isso mostra uma busca menor de meninos com idade entre 13 e 15 anos pelos serviços de saúde.

As ações incluem distribuição de material educativo sobre quadros de dor, aumento testicular e promoção da vacina de HPV; capacitação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância de tratamentos preventivos para meninos e formação contínua dos profissionais de saúde para o atendimento desse público.

Por Fabíola Sinimbu - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 11/10/2023 11:05:14. Última edição: 11/10/2023 11:05:14

Tags: Novembrinho Azul Saúde Meninos Prevenção

Leia também:

RJ inaugura primeira loja conceito de vacinação em shopping centers

RJ inaugura primeira loja conceito de vacinação em shopping centers

O espaço, no ParkShopping Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, vai oferecer os imunizantes das campanhas, mas também os de rotina para a atualização de cadernetas vacinais de todas as faixas etárias, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações.

América Latina: mortes por câncer colorretal crescem 20,5% em 30 anos

América Latina: mortes por câncer colorretal crescem 20,5% em 30 anos

Pesquisa relaciona dados sobre o IDH dos países e diz que o aumento da mortalidade pela doença na região, a mais desigual do planeta, foi observado de forma heterogênea.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi