Saúde

Mais de 900 médicos aprovados no Revalida 2023 já podem atuar no país

Quase duas mil pessoas que se formaram em medicina, fora do Brasil, se inscreveram para o exame. Do total, os 930 foram aprovados na prova de habilidade clínica, que era a segunda etapa do Revalida.

A partir desta segunda-feira (9), 930 médicos e médicas que se graduaram fora do país já podem atuar em todo o território brasileiro, com registro do CRM, o Conselho Regional de Medicina. Eles foram aprovados nas duas etapas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira 2023, o chamado Revalida.

Mais de 900 médicos aprovados no Revalida 2023 já podem atuar no país

Quase duas mil pessoas que se formaram em medicina, fora do Brasil, se inscreveram para o exame. Do total, os 930 foram aprovados na prova de habilidade clínica, que era a segunda etapa do Revalida. Assim, concluíram todo o processo de documentação e tiveram o diploma validado por uma universidade brasileira.

O exame é feito pelo Inep, e tem duas etapas: a teórica e a prática. Com isso, avaliam o preparo dos graduados no exterior, a partir das necessidades do SUS, em cinco áreas: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; e medicina da família e comunidade.

Os exames práticos da segunda etapa, inclusive, foram aplicados nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luís e na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 09/10/2023 16:05:14. Última edição: 09/10/2023 16:05:14

Tags: Revalida 2023

Leia também:

Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje

Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje

Objetivo é aumentar clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às necessidades individuais.

Inep publica lista final dos aprovados no Revalida 2023

Inep publica lista final dos aprovados no Revalida 2023

Exame reuniu profissionais que realizaram a primeira etapa nas duas edições de 2022 e na primeira edição deste ano. Inicialmente foram 1.913 inscritos na etapa prática.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi