Saúde

Mais homens adotam métodos contraceptivos como camisinha e vasectomia

Desde março deste ano, a idade mínima para realizar uma vasectomia é de 21 anos. Quem já tem dois filhos, pode fazer antes dessa idade.

Nunca é demais lembrar que os cuidados de um casal para não engravidar não é responsabilidade apenas da mulher. De acordo com supervisor da disciplina de reprodução da Sociedade Brasileira de urologia, Daniel Zylberstein, pesquisas recentes mostram que cada vez mais homens estão dividindo essa responsabilidade com as parceiras.

Mais homens adotam métodos contraceptivos como camisinha e vasectomia

Os principais métodos contraceptivos masculinos são a camisinha e a vasectomia, conforme explica o médico urologista.

Mas, além da gravidez, o preservativo também protege contra infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV. Segundo o médico urologista, pesquisas mostram que mais de um terço dos adolescentes não utilizam preservativo de forma regular.

Já a vasectomia é uma cirurgia considerada simples e segura. Desde março deste ano, a idade mínima para o procedimento é 21 anos. Quem já tem dois filhos, pode fazer antes dessa idade. E a esposa não precisa mais consentir formalmente com o procedimento.

Mesmo com a vasectomia facilitada, o médico Daniel Zylberstein conta que muitos homens ainda têm desconhecimento sobre as consequências do pós-cirurgia. Por outro lado, cerca de 8% dos homens submetidos a vasectomia acabam buscando a reversão da cirurgia. Ao contrário da vasectomia, a reversão não está disponível pelo SUS nem é coberta pelos planos de saúde.

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - 18/11/2023 10:55:05. Última edição: 18/11/2023 10:55:05

Tags: Vasectomia Saúde Do Homem

Leia também:

Brasil passa a presidência rotativa do Mercosul Saúde para o Paraguai

Brasil passa a presidência rotativa do Mercosul Saúde para o Paraguai

O Brasil vai compartilhar com a Argentina a tecnologia de produção da vacina contra a febre amarela. O acordo foi assinado nesta sexta-feira (17) em Brasília na reunião de ministros da Saúde do Mercosul. O encontro foi no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores na capital federal. Na pauta, estratégias e ações para fortalecer a saúde pública na região. Os acordos firmados entre os países do bloco tratam da busca de doadores de células-tronco, de mudanças climáticas e saúde, prevenção e controle de doenças não transmissíveis e outros.

Hospitais pediátricos recebem decoração lúdica para atender crianças

Hospitais pediátricos recebem decoração lúdica para atender crianças

Enfermarias e salas de exames de hospitais pediátricos do SUS, no RJ, estão sendo reformulados, para se tornarem lúdicos, com cores e imagens infantis. Pesquisa mostra que houve uma redução de 86% da dor e da ansiedade nos pacientes atendidos nesses espaços

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi