Saúde

Mais Médicos: 70% dos selecionados já se apresentaram aos municípios

Serão mais de 4 mil profissionais atuando na atenção primária

Até agora, 70% dos médicos selecionados pelo programa Mais Médicos já se apresentaram nos municípios para o qual foram indicados.

O número representa mais de 4 mil profissionais que vão atuar na Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada do SUS, em todas as regiões do Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte dos profissionais está concentrada no Norte do país.

No primeiro edital desde a retomada do programa pelo Governo Federal, foram disponibilizadas quase 6 mil vagas para garantir o acesso à saúde principalmente nos locais considerados vazios assistenciais.

Para o preenchimento das vagas remanescentes, o Ministério da Saúde divulgou os selecionados para a 2ª chamada do edital.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o edital bateu recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais interessados em atuar no programa, sendo 57% deles médicos brasileiros com registro no Brasil.

Todas as vagas ocupadas na 1ª chamada do programa foram preenchidas por profissionais do Perfil 1 e 2.

O perfil 1 engloba médicos formados no Brasil, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina. Já o perfil 2 é composto por profissionais brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior.

No primeiro edital do programa, retomado pelo governo federal, quase 2 mil municípios foram contemplados.

Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e que historicamente enfrentam dificuldade de provimento de profissionais. A retomada trouxe ainda 1.000 vagas inéditas para a região da Amazônia Legal.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto / LP - 01/07/2023 16:50:25. Última edição: 01/07/2023 16:50:25

Tags: Mais Médicos

Leia também:

STF decide por manter piso da enfermagem no setor público

Em julgamento no Plenário Virtual, os ministros formaram maioria por manter o voto do relator, ministro Roberto Barroso.

Prêmio chama atenção para desafios enfrentados por mulheres cientistas

Prêmio chama atenção para desafios enfrentados por mulheres cientistas

Pesquisadoras relatam que é grande o desafio de ser mulher e cientista ao mesmo tempo. Muitas acabam cortadas pelo efeito tesoura. Outras têm dificuldades para criar os filhos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi