Anvisa registra vacina da Fiocruz contra 4 tipos de meningite
No Brasil, entre os anos de 2009 e 2021, foram confirmados mais de 200 mil casos de meningite. E no mundo estima-se que ocorram anualmente mais de 1 milhão de casos.
Doença neurodegenerativa é marcada por sintomas que afetam a memória
Um medicamento experimental para Alzheimer desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly pode retardar em até 35% a doença, segundo a empresa. O resultado positivo foi observado em um estudo clínico com 1.736 voluntários em estágio inicial da doença, conforme divulgado no início deste mês.
Segundo o neurocientista Fabiano de Abreu, tomar o medicamento Donamemab retardou o declínio clínico em 35% em um teste em estágio final em comparação com tratamento com placebo. O experimento também resultou em 40% menos declínio na capacidade de realizar tarefas da vida diária entre os participantes do estudo.
O Alzheimer, doença neurodegenerativa marcada por sintomas que afetam a memória e outras funções cognitivas, como a linguagem, não tem cura. O pesquisador Fabiano de Abreu explica como o medicamento experimental atua.
Apesar da promessa de melhora na qualidade de vida de pacientes com Alzheimer com o medicamento em estudo, o especialista lembra que manter hábitos saudáveis é a melhor prevenção para diversas doenças.
Entre os efeitos secundários identificados no estudo clínico, o inchaço cerebral foi observado entre um terço dos voluntários. Novos testes serão feitos para confirmar os benefícios clínicos do medicamento.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 15/05/2023 20:10:14. Última edição: 15/05/2023 20:10:14
Tags: Alzheimer Medicamento Experimental Memória
No Brasil, entre os anos de 2009 e 2021, foram confirmados mais de 200 mil casos de meningite. E no mundo estima-se que ocorram anualmente mais de 1 milhão de casos.
Para doar sangue é preciso fazer o agendamento no site fundação para acelerar o processo. As unidades paulistas estão operando com menos de 40% de sua capacidade.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.