Saúde

Menos da metade das crianças está em dia com a vacinação em Queimados

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro está pedindo que a prefeitura informe até esta sexta-feira, dia 18, quais providências estão sendo adotadas para reforçar, ampliar e divulgar a estrutura de vacinação infantil.

Em Queimados, na Baixada Fluminense, menos da metade das crianças está com o calendário de vacinação em dia.

Menos da metade das crianças está em dia com a vacinação em Queimados

Por isso, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro está pedindo que a prefeitura informe até esta sexta-feira, dia 18, quais providências estão sendo adotadas para reforçar, ampliar e divulgar a estrutura de vacinação infantil, de modo a cumprir o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Apenas 47,6% das cerca de 21 mil crianças de Queimados tomaram todas as doses obrigatórias, considerando cada imunizante adequado à faixa etária. A dose com menor alcance do público-alvo, foi o reforço da tríplice viral com somente 27,27% de alcance entre janeiro de 2021 e março desse ano. O imunizante protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, doenças graves que podem até matar.

A Defensoria recomendou que a prefeitura faça a busca ativa de meninos e meninas ainda não vacinados, amplie o horário de funcionamento dos postos, inclusive nos fins de semana, e monte locais de vacinação em áreas de lazer e espaços públicos. Além disso, o poder público foi aconselhado a lançar uma campanha de conscientização sobre a importância de cumprir com o calendário vacinal infantil. 

Além de Queimados, outros municípios vizinhos como, Itaguaí, Seropédica, Japeri, Mesquita e Nova Iguaçu, também estão com números bem abaixo da meta de vacinação. Por isso, a Defensoria já procurou as Prefeituras para discutir como a baixa cobertura vacinal pode ser revertida. A prefeitura de Queimados foi procurada para se posicionar, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

*Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário da Rádio Nacional* - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 16/08/2023 18:20:07. Última edição: 16/08/2023 18:20:07

Tags: Vacinação Crianças Calendário Queimados Defensoria Pública

Leia também:

Regularização tributária de hospitais beneficentes tem novo prazo

Regularização tributária de hospitais beneficentes tem novo prazo

Medida vale para santas casas, hospitais e entidades beneficentes. Norma renova prazo para adesão ao Pert-Saúde até 30 de agosto próximo para que as instituições liquidem débitos.

UFRJ recomenda uso de máscaras em ambientes fechados da universidade

UFRJ recomenda uso de máscaras em ambientes fechados da universidade

Dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, disponíveis apenas até o dia 8 de agosto, mostravam queda na média móvel de novos casos de covid-19 diagnosticados na cidade.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi