Saúde

Ministério da Saúde abre edital para contratação de 6 mil médicos

As vagas são do Programa Mais Médicos e serão distribuídas em mais de 2 mil municípios que quiserem renovar a participação ou aderirem ao programa, incluindo mil novos postos na Amazônia Legal.

O Ministério da Saúde abriu edital para a contratação de mais de 6 mil novos médicos para o programa Mais Médicos. 

As vagas serão distribuídas em mais de 2 mil municípios que quiserem renovar a participação ou aderirem ao programa, incluindo mil novos postos na Amazônia Legal. 

Nessa etapa, as prefeituras podem indicar quantos médicos são necessários para atender à população, respeitando o limite de novos postos autorizados pelo edital.  

Para isso, a administração de cada município deve acessar o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica, no site do Ministério da Saúde.  

Em contrapartida, as cidades devem oferecer moradia, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico trabalhar em regiões de difícil acesso.  

Em uma outra etapa do projeto serão abertas as inscrições para os médicos. Podem participar do programa profissionais brasileiros e intercambistas, formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde.

Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.  A inscrição pode ser feita no site maismedicos.gov.br. 

O Ministério da Saúde deve abrir 15 mil vagas para a ação até o fim do ano, o que, de acordo com a pasta, deve dar acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária.  

* Com supervisão de Raquel Mariano.

 

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 18/04/2023 19:10:04. Última edição: 18/04/2023 19:10:04

Tags: Médicos Mais Médicos Edital Vagas

Leia também:

Edital do Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios

Edital do Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios

Ministério da Saúde pede que municípios priorizem enviar profissionais a equipes de atenção básica que não têm médicos ou que atendam populações que dependam exclusivamente do SUS.

Sífilis congênita matou mais de 2,4 mil bebês em sete anos

Sífilis congênita matou mais de 2,4 mil bebês em sete anos

Estudo registrou 93.525 casos da doença entre 2011 e 2017. Entre os diagnosticados, 17,3% nasceram prematuros, 17,2% com baixo peso e 13,1% eram pequenos para a idade gestacional.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi