Saúde

Ministério da Saúde alerta para risco de epidemia de Dengue

Houve 15% do aumento de casos da doença entre 2022 e 2023

Último balanço do Ministério da Saúde mostra que casos da Dengue no Brasil aumentaram em relação ao ano passado. O crescimento dos registros foi de 15% e de 5% para mortes. 

Ministério da Saúde alerta para risco de epidemia de Dengue

Além disso, o Ministério fez um alerta: pode haver epidemia de dengue no Centro-Oeste, no Sudeste, principalmente, Minas e Espírito Santo, e Paraná no Sul país. Principalmente, com a chegada do verão e o período de chuvas.

Apesar da vacina contra a dengue estar em estágio avançado para ser incorporada ao SUS, o Sistema Único de Saúde, ela ainda não está disponível na rede pública, apenas na rede particular.

Então, a melhor forma de combater a doença, e outras como a Chikungunya, a Zika e a Febre Amarela, é não deixar o mosquito que transmite essas doenças se reproduzir.

Isso se faz descartando a água parada, onde ele se reproduz. Então, elimine a água parada, por exemplo, em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e tampas de garrafas.

Além disso, para evitar a picada do mosquito, você pode usar roupas que cubram bem a pele, principalmente pela manhã quando os mosquitos são mais ativos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. E o uso de mosquiteiros pode ser uma boa proteção pra bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
 

Agência Brasil / Por Oussama El Gahori - Brasília / Edição: LP - 09/12/2023 15:20:15. Última edição: 09/12/2023 15:20:15

Tags: Dengue

Leia também:

Pacientes de câncer com origem em HPV sofrem com atraso no atendimento

Pacientes de câncer com origem em HPV sofrem com atraso no atendimento

Um estudo sobre cânceres de orofaringe, ânus e canal anal, vagina, vulva e pênis mostra que a maioria dos pacientes chega às unidades de saúde em estágios avançados da doença.

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi