O aumento de internações, principalmente no público infantil provocou superlotação no Hospital da Criança e no Pronto de Atendimento Infantil.
Uma equipe de 10 técnicos do Ministério da Saúde está desde terça-feira (16), no Amapá, para ajudar no enfrentamento ao surto de síndromes gripais. A situação é mais grave entre as crianças. Os técnicos também vão dar apoio à equipe da vigilância epidemiológica do estado nas investigações desse surto de gripe.
Entre janeiro e maio, foi registrado um aumento de mais de 108% dos casos. Isto fez com que o governo estadual decretasse emergência em saúde pública no último sábado.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, disse que prefeitos e secretários municipais serão mobilizados em um grande mutirão de vacinação, já que no estado a cobertura vacinal está muito baixa.
A imunização contra a gripe e covid-19 será intensificada, especialmente, em áreas de difícil acesso. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças estejam com a carteira de vacinação atualizada para evitar novas internações e a consequente sobrecarga do sistema de saúde.
O aumento de internações por síndromes gripais, principalmente no público infantil tem provocado superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto de Atendimento Infantil, em Macapá. Desde sábado, o estado registrou a morte de três crianças.
Ao longo da semana, mais especialistas, entre médicos pediatras, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas serão enviados ao Amapá.
O Ministério também destinou kits de análise laboratorial e medicamentos para reforçar as ações locais, além de está em contato permanente com as autoridades de saúde do estado.
Agência Brasil / Por Ana Lúcia - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 17/05/2023 10:45:18. Última edição: 17/05/2023 10:45:18