Caminhos da Reportagem mostra práticas alternativas oferecidas no SUS
Existem profissionais da saúde e usuários satisfeitos com tais práticas, mas outros criticam a oferta dessas terapêuticas no SUS, por entender que não têm comprovação científica.
Profissionais poderão atuar por quatro anos, prorrogáveis por mais um
O Ministério da Saúde foi autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a realizar concurso público com oferta de 300 vagas para temporários. A medida foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados e controle de qualidade, 218 analistas de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos em equipamentos e 16 gestores. Os profissionais poderão atuar por até quatro anos, prorrogáveis por mais um ano, conforme define a lei que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
De acordo com a publicação, esses profissionais atuarão no Ministério da Saúde, na área de prestação de contas, habilitação e devolução de recursos, para tratar de processos como Tomada de Contas Especial (TCE), que apura possíveis danos à administração pública, ou ainda processos de ressarcimento ao erário. Entre os processos está uma decisão do Tribunal de Contas da União, que determinou em 2021 a análise das prestações de contas da pasta no período de 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2021.
A remuneração dos temporários, os prazos e o cronograma de realização do concurso público e outras definições do processo seletivo serão determinados em edital que deverá ser publicado em, no máximo, seis meses.
Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 25/09/2023 13:10:10. Última edição: 25/09/2023 13:10:10
Tags: Ministério Da Saúde Concurso Temporários
Existem profissionais da saúde e usuários satisfeitos com tais práticas, mas outros criticam a oferta dessas terapêuticas no SUS, por entender que não têm comprovação científica.
Entre as recomendações para evitar a desidratação estão a ingestão de líquidos como água de coco, chá gelado e sucos , além da utilização de roupas leves e evitar a exposição solar de forma prolongada.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.