Saúde

MPF ajuíza ação contra Cremerj por proibir médicos nos partos em casa

Segundo a procuradoria, essa resolução é a reedição de uma outra publicada em 2012, que já havia sido julgada e considerada ilegal.

O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública contra o Cremerj, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. O motivo é uma resolução publicada em agosto deste ano, que proíbe a participação de médicos nos partos domiciliares planejados, à exceção de situações de urgência e emergência obstétrica.  

MPF ajuíza ação contra Cremerj por proibir médicos nos partos em casa

Segundo a procuradoria, essa resolução é a reedição de uma outra publicada em 2012, que já havia sido julgada e considerada ilegal. Na ação atual, o Ministério Público Federal pede a suspensão integral e imediata da medida do Cremerj, além do julgamento antecipado do mérito para que ela seja declarada nula com efeito imediato.

O procurador da República Jessé Ambrósio explica que a resolução contraria princípios éticos e fundamentais, além de violar o direito das gestantes.

Segundo a médica obstetra Ana Beatriz Herief, em gera,l o parto domiciliar planejado é prestado por enfermeira obstétrica ou obstetriz. Ela destaca que o protagonismo da gestante deve ser levado em conta na escolha, e que muitas mulheres têm preferido parir fora dos hospitais.

A ação do Ministério Público Federal aguarda agora a análise da Justiça. O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro informou que ainda não foi notificado.

Agência Brasil / Por Priscila Thereso - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 25/10/2023 13:20:30. Última edição: 25/10/2023 13:20:30

Tags: Cremerj Ação Resolução Parto Domiciliar

Leia também:

Crianças em vulnerabilidade podem se desenvolver aquém do esperado

Crianças em vulnerabilidade podem se desenvolver aquém do esperado

Pesquisa do Ministério da Saúde reafirma impacto das desigualdades sociais no desenvolvimento das crianças, o que mostra a necessidade de priorizar aqueles em situação de vulnerabilidade.

Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas

Organização destaca dependência do Brasil em produzir vacinas

Nota técnica da Oxfam, no entanto, ressalva que o país conta com instituições de ponta na produção de imunizantes, como o Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e o Instituto Butantan.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi