Dia D: Rio vacina contra gripe em 540 pontos da cidade neste sábado
Na população adulta, a vacina tem apenas uma dose, mas a proteção precisa ser atualizada todo ano, devido às mutações sofridas pelo vírus influenza.
Municípios brasileiros promovem neste sábado, 6 de maio, uma grande mobilização para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza.
Municípios brasileiros promovem neste sábado, 6 de maio, uma grande mobilização para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza. É o chamado dia D de Vacinação e, em diversos locais, as secretarias de saúde também aproveitam para incentivar a vacinação contra a covid-19 e outras doenças, como poliomielite, sarampo e rubéola.
Na cidade do Rio de Janeiro, a cobertura vacinal contra a influenza atingiu apenas 24% do grupo prioritário, que inclui idosos, gestantes, crianças com menos de 6 anos, trabalhadores da saúde e da educação. Mas agora foi ampliada para toda a população acima de seis meses de vida.
Neste sábado, mais de 500 pontos de imunização, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e postos em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças, funcionam até às 17h para facilitar o acesso das pessoas aos imunizantes.
Na Praça Sérgio Apolinário, em Bangu, na zona oeste do Rio, a procura foi grande. A professora Juliana chegou cedo e nem se importou em esperar na fila para tomar as vacinas da gripe e a bivalente da covid. Adriano Rocha, de cinco anos, também ficou na fila. Ele disse que estava com medo da agulha, mas não chorou.
A campanha nacional contra a influenza (gripe) começou no dia 10 de abril e, segundo o Ministério da Saúde imunizou 17 milhões de brasileiros em todo o país, o que significa apenas 25% do público-alvo no país, formado principalmente por idosos, crianças com menos de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos a até 45 dias, indígenas e trabalhadores da saúde e da educação. A campanha termina no dia 31 de maio.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki - 06/05/2023 13:20:13. Última edição: 06/05/2023 13:20:13
Tags: Vacinação Gripe Covid-19
Na população adulta, a vacina tem apenas uma dose, mas a proteção precisa ser atualizada todo ano, devido às mutações sofridas pelo vírus influenza.
Garantia do acesso às vacinas, seja em países pobres ou em grupos específicos de países de renda média e alta, é essencial para a proteção coletiva, destaca pesquisadora.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.