Saúde

Municípios brasileiros promovem Dia D de Vacinação neste sábado (6)

Municípios brasileiros promovem neste sábado, 6 de maio, uma grande mobilização para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza.

Municípios brasileiros promovem neste sábado, 6 de maio, uma grande mobilização para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza. É o chamado dia D de Vacinação e, em diversos locais, as secretarias de saúde também aproveitam para incentivar a vacinação contra a covid-19 e outras doenças, como poliomielite, sarampo e rubéola.  

Na cidade do Rio de Janeiro, a cobertura vacinal contra a influenza atingiu apenas 24% do grupo prioritário, que inclui idosos, gestantes, crianças com menos de 6 anos, trabalhadores da saúde e da educação. Mas agora foi ampliada para toda a população acima de seis meses de vida.  

Neste sábado, mais de 500 pontos de imunização, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e postos em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças, funcionam até às 17h para facilitar o acesso das pessoas aos imunizantes.  

Na Praça Sérgio Apolinário, em Bangu, na zona oeste do Rio, a procura foi grande. A professora Juliana chegou cedo e nem se importou em esperar na fila para tomar as vacinas da gripe e a bivalente da covid. Adriano Rocha, de cinco anos, também ficou na fila. Ele disse que estava com medo da agulha, mas não chorou.    

A campanha nacional contra a influenza (gripe) começou no dia 10 de abril e, segundo o Ministério da Saúde imunizou 17 milhões de brasileiros em todo o país, o que significa apenas 25% do público-alvo no país, formado principalmente por idosos, crianças com menos de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos a até 45 dias, indígenas e trabalhadores da saúde e da educação. A campanha termina no dia 31 de maio.  

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki - 06/05/2023 13:20:13. Última edição: 06/05/2023 13:20:13

Tags: Vacinação Gripe Covid-19

Leia também:

Dia D: Rio vacina contra gripe em 540 pontos da cidade neste sábado

Dia D: Rio vacina contra gripe em 540 pontos da cidade neste sábado

Na população adulta, a vacina tem apenas uma dose, mas a proteção precisa ser atualizada todo ano, devido às mutações sofridas pelo vírus influenza.

Covid-19 longa ainda é problema a ser enfrentado 

Covid-19 longa ainda é problema a ser enfrentado 

Garantia do acesso às vacinas, seja em países pobres ou em grupos específicos de países de renda média e alta, é essencial para a proteção coletiva, destaca pesquisadora.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi