Centro de Referência em Saúde Indígena é inaugurado em terra Yanomami
Centro de Referência foi projetado para atender quase 3 mil pessoas de 46 aldeias, sendo cerca de 100 pacientes por dia diz ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O espaço abriu as portas nesta segunda-feira, em Lucena - PB
O Brasil ganha primeiro museu dedicado a contar a história da contribuição terapêutica da cannabis.
O Museu Brasileiro da Cannabis abre suas portas nesta segunda-feira, no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa, Paraíba. A iniciativa da Organização Não Governamental Abrace Esperança, Associação Brasileira de Apoio à Cannabis, é a primeira a funcionar de maneira permanente no Brasil.
A ONG orienta e acolhe as famílias que precisam de um tratamento com a Cannabis Medicinal, além de apoiar pesquisas; e o museu surge com a missão de contar a história do uso medicinal da planta.
Antigos frascos medicinais vendidos em farmácias, réplica de equipamentos utilizados na fabricação de cânhamo, jornais antigos, capas de filmes, revistas e
depoimentos de pessoas que fizeram a diferença no desenvolvimento científico e na luta pelo direito ao tratamento com os derivados da planta fazem parte do acervo.
Documentos que contextualizam as recentes legislações de descriminalização e depoimento de mães de pacientes, que mostram como a Cannabis medicinal mudou a vida de muitas famílias também poderão ser acessados durante a visita.
O local vai contar ainda com uma área de projeção 3D. A ideia é que o visitante possa compreender a história secular da evolução da pesquisa com a Cannabis e, de forma didática, quebrar preconceitos que ainda existem sobre o uso medicinal da planta.
Vários estados do país têm avançado com leis que permitem a pesquisa, plantio, produção farmacêutica e comercialização de derivados da cannabis, como o canabidiol, que tem respaldo científico no tratamento de doenças como parkinson, glaucoma, alzheimer e endometriose, além do uso terapêutico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com epilepsia.
Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque - 24/04/2023 12:40:14. Última edição: 24/04/2023 12:40:14
Tags: Cannabis
Centro de Referência foi projetado para atender quase 3 mil pessoas de 46 aldeias, sendo cerca de 100 pacientes por dia diz ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Brasil e Portugal compartilham visão comum sobre o fortalecimento dos sistemas de saúde para enfrentar doenças e produção de vacinas, diz Nísia Trindade.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.