Saúde

No mundo a população com 65 anos ou mais deve dobrar até 2050

Como o mundo continua enfrentando múltiplas crises incluindo o aumento do custo de vida, os direitos e o estar dos idosos deve estar no centro dos esforços coletivos para alcançar um futuro sustentável.

O número de pessoas com 65 anos ou mais no mundo deve dobrar passando de 761 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2050.

Como o mundo continua enfrentando múltiplas crises incluindo o aumento do custo de vida, os direitos e o estar dos idosos deve estar no centro dos esforços coletivos para alcançar um futuro sustentável. Essa é a conclusão do Relatório Social Mundial 2023 divulgado nesta quinta-feira pelo departamento para assuntos econômicos e sociais das Nações Unidas.

O estudo afirma que o envelhecimento é uma tendência global que define o tempo atual. Globalmente um bebê nascido em 2021 pode esperar viver em média quase 25 anos a mais que um recém-nascido de 1950 chegando a 71 anos, com as mulheres vivendo cerca de cinco anos a mais que os homens.

Norte da África, Ásia Ocidental e África Subsaariana a expectativa é que o crescimento no número de idosos nas próximas três décadas seja o mais rápido. Já Europa e América do Norte juntas possuem atualmente a maior parcela de idosos.

Segundo o relatório, melhorias e terapias médicas, maior acesso a educação e as reduções na secundidade impulsionaram essa transformação.

O relatório aponta que nem todos se beneficiaram igualmente das melhorias na saúde e na educação. Enquanto muitas pessoas idosas tem excelente saúde ou são economicamente ativas. Outra vivem com doença ou na pobreza. Em regiões mais desenvolvidas, sistemas públicos de transporte, pensões e cuidados de saúde fornecem mais de dois terços do consumo dos idosos. No entanto, nas menos desenvolvidas os idosos tendem a trabalhar por mais tempo e dependem mais de acumulados ou assistência familiar.

Agência Brasil / Por Maira Lopes - Repórter da ONU News - Nova Yorque / Edição: Beatriz Arcoverde - 12/01/2023 16:25:31. Última edição: 12/01/2023 16:25:31

Tags: Longevidade Idosos População Mundial

Leia também:

Covid-19 se mantém no topo das internações por problemas respiratórios

Covid-19 se mantém no topo das internações por problemas respiratórios

Boletim Infogripe da Fiocruz mostra que, nas últimas quatro semanas, 77,8% das internações por síndromes respiratórias foram causadas pelo SARS-CoV-2.

Lote de 754 mil doses da Coronavac vai reforçar vacinação de crianças

Lote de 754 mil doses da Coronavac vai reforçar vacinação de crianças

Lote de vacinas produzidas pelo Butantan foi recebido hoje pelo Ministério da Saúde está sob análise de controle de qualidade e será distribuído nos próximos dias.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi