Sociedades médicas lançam Aliança contra o Câncer de Pulmão
Objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade no esforço de conscientização da importância do diagnóstico precoce tendo um conhecimento maior sobre a doença
Os casos seguem de forma heterogênea no país, é o que mostra o novo boletim InfoGripe da Fiocruz
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 seguem de forma heterogênea no país, com alguns estados apresentando crescimento de novas ocorrências semanais, principalmente na população de idade mais avançada. Em outros os sinais são de estabilidade ou interrupção do crescimento. É o que aponta o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira. A análise é referente à Semana Epidemiológica 45, período de 5 a 11 de novembro. Em nível nacional, por conta da variação no território brasileiro, o cenário se traduz em estabilidade, como explica coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.
“Quando a gente olha a curva Brasil a gente vê uma situação, neste momento, que é de estabilidade né? Mas por conta aí dessa variação no cenário em em nosso território. Então a gente tem ainda aquele cenário de alguns estados das regiões Sudeste e Sul com sinal de crescimento, aumento no número de novos casos semanais, especialmente na população em idade avançada né?
De acordo com o Boletim, alguns estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul há indícios de aumento de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19, como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Minas, que estava numa situação de estabilidade, voltou a apresentar crescimento nas internações associadas à Covid-19. Já no Nordeste, apenas a Bahia apresenta esse cenário. Por outro lado, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, além do estado de São Paulo, há indícios de interrupção de crescimento.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza/Pollyane Marques - 16/11/2023 18:30:13. Última edição: 16/11/2023 18:30:13
Tags: Síndrome Respiratória Aguda Grave InfoGripe Covid-19
Objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade no esforço de conscientização da importância do diagnóstico precoce tendo um conhecimento maior sobre a doença
Programação inclui atividades em Petrópolis, Piauí, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco, Amazônia, Ceará e Brasília. iniciativa é realizada desde 1994.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.