Saúde

Nova gestão do Ministério da Saúde diz que não há estoque de vacinas

A pasta busca antecipar novas remessas do fabricante

Com estoque zerado de vacinas contra covid-19 para crianças em algumas capitais, o Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira, que está em contato com a fabricante para antecipar a chegada de novas remessas antes do final deste mês de janeiro.

Nova gestão do Ministério da Saúde diz que não há estoque de vacinas
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério, Ethel Maciel, disse que recebeu a pasta com estoque zerado para o público infantil.

Segundo a secretária, a expectativa é receber, até o final do mês, 4,5 milhões de doses para crianças de 5 a 11 anos e 3,2 milhões de doses para crianças na faixa de 6 meses a 4 anos.

Cidades como Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza já estão com estoque zerado de vacinas pediátricas para covid-19. Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a última remessa foi enviada no último dia 21 de novembro. Em Porto Alegre, as doses pediátricas também estão no fim.

A secretária Ethel Maciel garantiu que o contrato de vacinas com a indústria nacional deve ser retomado.

A chefe da Vigilância em Saúde disse ainda que será retirado o sigilo sobre as informações da CTAI, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, instância responsável por avaliar a situação da vacina contra o coronavírus no Brasil.

Diante do novo cenário da pandemia com surgimento de nova variante e carnaval se aproximando, o Ministério vai discutir a antecipação da campanha contra a covid-19, marcada para começar junto com a campanha contra a gripe.

A secretária Ethel Maciel afirmou ainda que a cobertura atual é considerada preocupante, uma vez que menos de 50% do público-alvo recebeu as duas doses, além da primeira dose de reforço.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / GT Passos - 06/01/2023 16:45:11. Última edição: 06/01/2023 16:45:11

Tags: Vacina Covid Ministério Da Saúde

Leia também:

Vacinas para crianças até 4 anos estão esgotadas, diz ministério

Vacinas para crianças até 4 anos estão esgotadas, diz ministério

Primeiro caso da variante XBB.15 no Brasil, ocorrido em São Paulo, é fator que leva o Ministério da Saúde a considerar a antecipação de nova campanha de vacinação contra covid-19.

Excesso de peso em mochilas pode causar problemas de saúde

Excesso de peso em mochilas pode causar problemas de saúde

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o peso das mochilas ou de qualquer bolsa a ser carregada não pode ultrapassar 10% do peso da criança.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi