Saúde

Nova lei obriga planos a cobrir procedimentos fora da lista da ANS

Regra foi sancionada nesta quarta-feira e derruba decisão do STJ

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira (21), a lei que derruba o chamado rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse rol taxativo é a lista de atendimentos obrigatórios que o seguro de saúde deve oferecer aos usuários.

Nova lei obriga planos a cobrir procedimentos fora da lista da ANS
© Mateus Pereira/AGECOM/ Gov/BA

O texto que está em vigor determina que agora os planos de saúde ofereçam certos tratamentos, mesmo que não estejam na lista de coberturas obrigatórias da agência. O projeto já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional em agosto.

A lei define critérios para que os planos cubram os procedimentos fora do rol da ANS. Para isso, é preciso que o tratamento atenda a pelo menos um dos seguintes critérios: ter a eficácia cientificamente comprovada; ou ser recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, ou por outro órgão semelhante com renome internacional.

A sanção das novas regras derruba o entendimento que havia sido definido em junho pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Naquele mês, a corte havia decidido que os planos de saúde tinham a obrigação de cobrir apenas os tratamentos que estavam descritos no rol da ANS.

Agência Brasil / Por Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela - 22/09/2022 17:15:36. Última edição: 22/09/2022 17:15:36

Tags: Rol Taxativo Planos De Saúde

Leia também:

Capital de SP tem 45 crianças de até 10 anos com varíola dos macacos

O número corresponde a menos de 2% do total de casos notificados na cidade, mas a faixa etária está entre os grupos mais vulneráveis à doença.

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em estabilidade

A curva nacional segue em patamar inferior ao observado no mês de abril de 2022, até então o mais baixo desde o início da pandemia.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi