Saúde

Número de atendimentos por hipertensão cresce 44% em São Paulo

Estado realizou quase 32 mil atendimentos nos primeiros meses de 2023

Os atendimentos ambulatoriais e as internações de pacientes com hipertensão arterial, em unidades de saúde do SUS, aumentaram em 44% nas cidades paulistas, durante janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com o primeiro bimestre de 2022.

Foram quase 32 mil atendimentos nos dois primeiros meses deste ano, sendo que, em 2022, no mesmo período, foram registrados pouco mais de 22 mil atendimentos no estado de SP. Os dados são da Secretaria de Saúde, divulgados nesta semana, por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril. 

Pacientes com pressão alta podem sentir dor de cabeça, tontura e alterações visuais, mas a hipertensão também pode acontecer sem sintomas. Só que pode trazer complicações, como doenças cardíacas, renais, oftalmológicas, e, em situações mais graves, infarto, e acidente vascular cerebral (AVC).

O diagnóstico é bem simples, realizado pelo aparelho que afere a pressão. O grupo de maior risco para hipertensão são as pessoas acima de 60 anos, quem está acima do peso, sedentários, fumantes, estressados e consumidores de alimentos com muito sal. O cardiologista Flávio Borelli, da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, fala sobre a gravidade da hipertensão.

Prevenir a hipertensão não é difícil, mas exige um pouco de disciplina: consumir pouco sal e moderar na bebida alcoólica, e colocar na dieta frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Além disso, praticar atividade física regularmente, controlar o peso, não fumar, dormir bem, e controlar o estresse. É importante também o controle periódico da pressão e a visita regular ao médico. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda - 28/04/2023 14:30:23. Última edição: 28/04/2023 14:30:23

Tags: Hipertensão Crescimento Dos Casos São Paulo

Leia também:

Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital

Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital

Das 2.074 regiões com vagas previstas, 2.028 enviaram documentos para a renovação do quadro de profissionais. Governo disse que 47% das vagas eram destinadas a regiões de extrema pobreza.

Perda de insumos do Ministério da Saúde soma R$ 2 bilhões desde 2019

Perda de insumos do Ministério da Saúde soma R$ 2 bilhões desde 2019

Em seis hospitais federais e três institutos nacionais no Rio de Janeiro, administrados pelo Ministério da Saúde, foram encontrados 1.045 leitos sem uso.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi