Saúde

OMS: covid-19 ainda é uma emergência de saúde global

Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, destacou que a pandemia de covid, que teve início há pouco mais de três anos, foi a mais letal em gerações causando cerca de 15 milhões de mortes em todo o mundo.

A covid-19 ainda é uma emergência de saúde global. Isso foi o que declarou a OMS - Organização Mundial da Saúde. Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, destacou que a pandemia de covid, que teve início há pouco mais de três anos, foi a mais letal em gerações causando cerca de 15 milhões de mortes em todo o mundo.

Adhanom explicou que os casos estão caindo, mas há registros de alta em alguns locais. Por isso, é preciso manter os protocolos de controle da doença.

"Não há dúvida de que estamos em uma situação melhor do que a de um ano atrás, com a chegada da Ômicron. Mas, desde o início de dezembro, há registros do aumento de mortes. Não podemos controlar o vírus, mas podemos assistir melhor a população mais vulnerável e dar suporte ao sistema de saúde", afirmou.

Tedros Adhanom destacou que medidas como vacinação em massa, maior número de testagens, uso de antivirais e o combate à desinformação são estratégias para manter a situação sob controle.

O Brasil está entre os 20 países com mais mortes pela doença, por milhão de habitantes. Seiscentas mil e oitenta e sete pessoas perderam a vida. A lista é liderada pelo Peru, seguido por Bulgária, Bósnia e Herzegovina e Hungria. Os Estados Unidos lideram em número absoluto de mortes, com mais de 1,1 milhão de óbitos.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 30/01/2023 12:30:05. Última edição: 30/01/2023 12:30:05

Tags: OMS Covid-19

Leia também:

Mais Médicos: justiça autoriza recontratação de cubanos

A decisão atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), que representa 1.700 intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.

Saiba o que é a hidradenite supurativa e quais os fatores de risco

Saiba o que é a hidradenite supurativa e quais os fatores de risco

Doença de pele pouco conhecida, a doença pode levar à depressão, ansiedade e, inclusive, ao isolamento social e a dificuldades profissionais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi