Saúde

Operação identifica amido em requeijão cremoso, em vários estados

Das 179 amostras coletadas, 9 tinham a presença do componente

Uma operação identificou fraudes por adição de amido em requeijão cremoso comercializado no mercado varejista do país.

Das 179 amostras coletadas, em 66 estabelecimentos, 9 apresentaram resultados de presença de amido.

Os resultados apresentaram problemas em 5% das amostras. O requeijão que leva adição de amido deve ter na embalagem a informação “Mistura de Requeijão e Amido”, de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. 

E a fraude por adição de amido em requeijão é caracterizada como fraude econômica, ou seja, não correspondia com o que estava declarado no rótulo do produto.

A ação foi realizada pelo Ministério da Agricultura em nove estados: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nos estabelecimentos em que foram identificadas as irregularidades, os fiscais adotaram algumas ações, como a apreensão cautelar dos produtos, além da autuação em processo administrativo específico. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 10/05/2023 13:25:07. Última edição: 10/05/2023 13:25:07

Tags: Ministério Da Agricultura

Leia também:

Marina Silva recebe alta hospitalar após tratar da covid-19

Marina Silva recebe alta hospitalar após tratar da covid-19

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima deve permanecer em repouso em casa e retomará as atividades ministeriais a partir da próxima semana, conforme orientação médica.

Pandemia acentua insegurança alimentar para pessoas trans

Pandemia acentua insegurança alimentar para pessoas trans

O nutricionista Sávio Marcelino Gomes diz que a comunidade trans é uma das mais vulneráveis. "O Brasil, apesar de avanços na saúde, é o país que mais mata pessoas trans no mundo", afirma.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi